Presentation

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS foi criado em 1973, como Mestrado em Antropologia, Sociologia e Ciência Política, sendo o terceiro curso de pós-graduação strictu senso da área no país. Na década de 1980 com a separação das áreas tornou-se Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Em 1996 foi criado o doutorado em Ciência Política.

Hoje o Programa conta com um quadro de 18 professores permanentes, além de professores colaboradores e bolsistas de Pós-doutorado credenciados para atividades de pesquisa e docência.

O Programa possui quatro linhas de pesquisa - Cultura Política ; Instituições Políticas e Estudos sobre Elites ; Política Internacional e Defesa e Teoria Política, Democracia e Participação, entre as quais se vinculam professores, seus projetos de pesquisa e seus orientados.

Desde sua origem mantém um forte vínculo com os países vizinhos do continente, fazendo parte do Comitê de Ciência Política da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu, tendo ao longo de sua trajetória recebido inúmeros estudantes de mestrado e doutorado do Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, México, entre outros países. A vocação para a formação de profissionais de outros continentes tem sido reforçada pela chegada de estudantes de diversos países da África, destacando-se Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique, sendo hoje o programa de Ciência Política no Brasil com maior número de bolsistas PECPG oriundos da África.

Mantém convênios de cooperação internacional com universidades da França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Estados Unidos da América, México e Argentina, entre outras.

No âmbito da cooperação nacional pode destacar-se a realização de doutorados interinstitucionais com a Universidade Federal de Roraima (2011-2016) e com a Universidade Católica de Rondônia (2014-2018), contribuindo para a formação de pesquisadores na região norte do Brasil.

O Programa conta com diversos núcleos e grupos de pesquisa e publica, juntamente com o Nupesal a Revista Debates, que tem circulado de forma contínua há mais de 10 anos, em formatos impresso e eletrônico.