Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o NUPERGS
foi criado em 1979, pelo Prof. Hélgio Trindade, incorporando o acervo gerado pelas pesquisas de comportamento político e eleições no Rio Grande do Sul realizadas desde 1968 e os arquivos de líderes da política gaúcha e nacional.
Restrito inicialmente à política regional e nacional , o NUPERGS-CONSUL em função das linhas de pesquisa desenvolvidas por seus membros expandiu, desde 1985, sua área de abrangência ao campo da política comparada nos países do Cone Sul, estando suas pesquisas vinculadas ao Curso de Doutorado em Ciência Política.

Na dupla abrangência de centro de pesquisa e de documentação, o NUPERGS-CONSUL tem desenvolvido estudos sobre a política brasileira e latino-americana, bem como organizado um acervo documental de dados de importância crucial sobre a política regional, nacional e dos países do Cone Sul. Ao mesmo tempo, o Núcleo oferece aos professores e alunos de Pós-Graduação em Ciência Política apoio ao trabalho de dissertação possibilitando o acesso a um acervo documental e ao banco de dados especializados. Aos alunos de graduação em Ciências Sociais, igualmente oferece treinamento de pesquisa através de bolsas de iniciação científica. Coloca também ao alcance do público interessado documentação e bibliografia sobre a história contemporânea do Brasil e dos países platinos.

Acessar página