Organização curricular

A Grade Curricular do curso de Licenciatura em Ciências Sociais é constituída por 47 disciplinas/componentes curriculares distribuídas em 8 etapas, perfazendo 3.160 horas (172 créditos + créditos convertidos referentes ao Trabalho de Conclusão de  Curso e aos Estágios de Docência). Cada etapa terá a duração de um semestre letivo e abrigará o oferecimento de 3 a 7 disciplinas/componentes curriculares. Entre os componentes curriculares/disciplinas propostos cabe destacar:

– Disciplinas Obrigatórias Teórico/ Práticas do Núcleo I, perfazendo um total de 1.995 horas (133 créditos);
– Disciplinas Obrigatórias Teórico/ Práticas do Núcleo II[1], perfazendo um total de 240 horas (4 créditos)[2];
– Estágios de Docência em Ciências Sociais I e II que serão oferecidos na 7ª e 8ª etapas, perfazendo um total de 400 horas;
– Seminários Integradores (I a VII), a serem oferecidos ao longo do curso, que integram a Prática como componente curricular, perfazendo um total de 405 horas (total 27 créditos);
– Disciplinas Eletivas (I e II) a serem oferecidas na quinta e sexta etapa do curso, perfazendo um total de 120 horas (total 8 créditos).

Além das disciplinas/ componentes curriculares constantes da seriação é necessário o cumprimento de 14 créditos em atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, pertencentes ao Núcleo III e também denominadas de Atividades Acadêmicas Complementares (Monitoria Acadêmica, Projetos de Pesquisa em Ensino, de Pesquisa, de Extensão e Integrados, Programas de Extensão e de Formação complementar no ensino de graduação, Disciplinas Especiais, Cursos de Extensão, Participação em Eventos, Estágios curriculares não obrigatórios, Disciplinas Eletivas e Disciplinas Optativas cursadas além do mínimo estabelecido). Estes créditos, após serem convertidos, tendo em vista a orientação do regulamento para esta exigência, devem somar no mínimo 210 horas.

Aqui é possível ter acesso ao fluxograma do curso.

[1] Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015), os componentes curriculares do Núcleo II correspondem ao “aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional, incluindo os conteúdos específicos e pedagógicos, priorizadas pelo projeto pedagógico das instituições, em sintonia com os sistemas de ensino, que, atendendo às demandas sociais, oportunizará, entre outras possibilidades (…)” (BRASIL, 2015, p. 9-11).
[2] São computadas nesse somatório as horas destinadas a elaboração do Trabalho de conclusão de curso, atividade que não possui créditos. Assim, aqui figuram apenas os créditos da disciplina Projeto de Trabalho de conclusão de curso.