No início de setembro foi lançada a 22ª Edição da Revista da Extensão da UFRGS. A edição tem como temática “extensão na pandemia” e teve um número recorde de artigos publicados. Entre os 21 artigos está o artigo enviado pelo projeto Ateliê de Jogos Pedagógicos.

O artigo intitulado “(Re)invenções do Ateliê de Jogos Pedagógicos na pandemia de Covid-19: transcendendo os muros físicos e virtuais da universidade” apresenta o projeto, seus objetivos, algumas ações já realizadas e como o projeto se reinventou virtualmente em razão da pandemia de covid-19. Produção de jogos e materiais on-line, criação das redes sociais, encontros síncronos e participação em lives, articulação com a instituição de acolhimento Isaura Maia (São Leopoldo – RS), acolhimento de estagiárias de pedagogia e confecção de dois Cadernos Pedagógicos foram algumas das ações desenvolvidas pelo projeto que foram citadas no texto.

A essência do projeto, que se propõe a promover acesso a jogos pedagógicos de qualidade, foi adaptada para o meio remoto mediante a criação e manutenção de fanpages no Facebook e no Instagram. Reconhecendo a demanda crescente de materiais educativos, fomentada pela pandemia, alterou seu público alvo para educadores sociais, professores da Educação Básica e responsáveis pelas crianças e jovens. Dessa forma, o Ateliê começou a fazer postagens semanais divulgando instrumentos pedagógicos potentes e fáceis de reproduzir, intercalando com publicações explicativas no intuito de democratizar o conhecimento referente à ludicidade nos processos de aprendizagem e a aspectos da Socioeducação, já que não são muito popularizados e sofrem com estigmas fortalecidos pelo senso comum.” (PERONDI, IEGGLE, COPAVERDE; 2021, p.100)

Acesse a revista e o artigo completo em: https://www.ufrgs.br/prorext/divulgacao/revistadaextensao/

Referência:

PERONDI, M; IEGGLE, L; COPAVERDE, T. (Re)invenções do Ateliê de Jogos Pedagógicos na pandemia de Covid-19: transcendendo os muros físicos e virtuais da universidade. In: Revista da Extensão, n. 22, p. 96-103. Porto Alegre: UFRGS, 2021.

Artigo do Ateliê de Jogos Pedagógicos na Revista da Extensão da UFRGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.