Na tarde do dia 17 de novembro integrantes do CIESS encontraram-se em reunião extraordinária para pensar um plano de retorno gradual às atividades presenciais. A mobilização fará parte do planejamento da Faculdade de Educação, pensando em estratégias para um retorno gradual, efetivo e seguro.

A reunião iniciou com a fala das diretoras do CIESS – Magda Oliveira e Karine Santos – que trouxeram questões para serem debatidas pelos integrantes, que remetem a um posicionamento político do CIESS e o seu papel nesse movimento de retorno e fortalecimento da Universidade pública.

Professores e estudantes representantes das categorias docente e discente que integram o Conselho da Faced compartilharam as discussões atuais, destacando que há divergentes concepções dentro da faculdade e da universidade. Os posicionamentos dos integrantes do CIESS contemplaram a necessidade de demarcar o retorno, o esgotamento com o Ensino Remoto Emergencial (ERE), a necessidade de ocupar os prédios da universidade e a luta por medidas e condições mínimas de proteção.

Ao final da reunião, encaminhou-se que cada programa/projeto irá debater em seus pequenos grupos as possibilidades e as estratégias para o retorno e repassá-las à direção do CIESS, que encaminhará à direção da Faced. O objetivo é que essas medidas sejam colocadas em prática no início de 2022, quando se inicia o novo semestre (2021/2).

Assim como nos diz Paulo Freire, não há neutralidade na educação. É de fundamental importância refletir sobre os efeitos causados pelo ensino remoto e os interesses em disputa: a garantia de um ensino superior público de qualidade ou o projeto de sucateamento e implantação do ensino à distância que esvaziará a universidade de pessoas, lutas e sentidos. A ideia é apresentar um plano de retorno gradual para estudantes, professores e técnicos e assumir uma posição político-pedagógica em defesa do retorno com segurança e responsabilidade. Nesse momento histórico e político, faz-se necessário uma tomada de posição em defesa da vida e da educação pública, gratuita e de qualidade.

REUNIÃO CIESS PARA PENSAR EM UM PLANO DE RETORNO GRADUAL À UNIVERSIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.