RENOTE v. 15, n. 2 (2017)

Prefácio RENOTE 2017-2

A Revista RENOTE publica neste segundo semestre de 2017 mais um conjunto de artigos originais oriundos de instituições de todo o país mesmo do exterior, incluindo SC, RS, PR, DF, PE, PA, SP, AL, MA, TO, PB, além de países na Europa como Espanha e Itália. A revista é hoje indexada em diferentes bases de periódicos, o que tem aumentado sua visibilidade na comunidade científica interessada na pesquisa relacionada ao emprego da tecnologia em contextos educacionais. Um indicativo da relevância e importância das publicações na RENOTE deriva do fato de que o H-index (calculado a partir do Google Scholar) da revista aumentou para 27 desde a última edição.

Entre as temáticas de destaque, percebe-se que o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) torna-se uma prática frequente, tanto em cursos a distância onde é tradicional seu uso como também em cursos presenciais. O uso de AVAs que inicialmente era primordialmente um repositório de recursos educacionais digitais passa gradualmente a ser usado também para apoiar a aprendizagem colaborativa como ilustram um grande número de trabalhos combinando estas duas temáticas. Jogos educativos, Laboratórios digitais, Mundos virtuais  e Realidade Aumentada também foram objeto de diversos trabalhos envolvendo as áreas de Física, Química, Geografia, História, Biologia e Línguas, mostrando um alinhamento da pesquisa feita no país com as tendências mais atuais em termos de uso da TIC na educação, conforme apontado pelo relatório Horizon 2017. Igualmente importante foi a tendência na direção do uso de mobile learning, com ênfase à investigação de novas estratégias pedagógicas envolvendo o uso de dispositivos móveis com exemplos interessantes no ensino de línguas. Outra inovação tecnológica abordada teve foco no uso educacional de robótica e sensores e seu impacto na formação do raciocínio lógico.

Nesta edição foram submetidos 181 artigos, dos quais foram aceitos 55, mantendo a usual taxa de aceitação de 30% dos trabalhos submetidos. O processo de revisão duplo-cego envolvendo até 3 revisores tem contribuído para a qualificação dos artigos publicados.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Editora

RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação