Quando:
07/08/2020 – 08/08/2020 dia inteiro
2020-08-07T00:00:00-03:00
2020-08-09T00:00:00-03:00

APRESENTAÇÃO

Plataforma microprocessada Arduino: Aplicações, Uso e Programação – Módulo 1

A tecnologia Arduino tem se tornado muito popular como plataforma de controle para uso em diversos ambientes, tais como profissional, sala de aula, ou mesmo em ambiente pessoal. É atualmente utilizado em projetos de eletrônica, automação, entretenimento e até em soluções de arte e design. É possível aprender de forma divertida, prática e duradoura. É uma ferramenta perfeita para uso em disciplinas que utilizam Tecnologias Ativas em sala de aula, e também para trabalhar com multidisciplinaridade, com foco em projetos.

O Arduino é uma ótima ferramenta para inovar, inventar, ensinar e aprender. Existem diversos relatos e artigos de uso do Arduino para ensino de matemática, física, artes, telecomunicações, etc.

É uma plataforma bastante simples de programar e utilizar. Qualquer pessoa é capaz de desenvolver um projeto com o Arduino. Para este curso, não precisa ser especialista e nem possuir o hardware, pois todo participante receberá um kit com uma placa Arduino e demais periféricos usados no curso.

No primeiro módulo do curso serão apresentados os conceitos básicos da tecnologia Arduino de forma a capacitar os alunos a compreender e programar esta plataforma para uso em diversos tipos de projetos. O curso é predominantemente prático, com bancadas de trabalho onde cada participante terá um computador com IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), uma placa de Arduino, LEDs, botões e acessórios.

Ao final do curso o participante sairá com diversas ideias de como utilizar o Arduino para suas necessidades. Algumas delas são:

  • Uso para medir e atuar em atividades temporizadas 
  • Interagir com ambiente em aplicações que lidam com temperatura, luminosidade, etc.;
  • Controle de luzes e motores;
  • Construção de aparatos diversos;
  • Entre outros.

O módulo 1 possui uma duração de 12 horas, e está dividido da seguinte forma:

  • Encontro 1: Apresentação da Tecnologia Arduino; Arduino e sua Arquitetura; Modelos de Arduino; Ambiente de desenvolvimento (IDE) Arduino; Conceitos eletrônicos básicos; Lógica de programação; Comandos da linguagem Arduino; Exemplos de programação prática em geral de placas Arduino;
  • Encontro 2: Bibliotecas para aplicações temporizadas; Funcionamento de sua interface de comunicação; Leitura e atuação com o mundo externo; Desenvolvimento de aplicações práticas; 
  • Encontro 3: Integração de recursos para desenvolvimento de uma aplicação que exija diversas funcionalidades da plataforma incluindo placa e periféricos associados, como forma de ilustrar na prática as muitas potencialidades da tecnologia.

Público-alvo: Professores, Engenheiros, Técnicos ou outros interessados em uso inovador do sistema, como agrônomos, arquitetos ou artistas..

Vagas limitadas: máximo de 18 alunos por turma.

Duração: 12 horas. 

Data: A DEFINIR

_

PROFESSOR

Ministrante: Ronaldo Husemann. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Mestre (2003) em Controle de Processos e Doutor (2011) em Processamento Digital de Sinais. Professor da UFRGS, ministrando aulas para alunos dos cursos de Engenharias de Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação. Trabalha há mais de 15 anos com sistemas embarcados e microprocessados, entre as quais se inclui a tecnologia Arduino. Possui experiência em diferentes áreas tais como Sistemas Embarcados, Processamento Digital de Sinais, Lógicas Programáveis, Eletrônica Digital e Microprocessadores, Automação de Processos Eletroeletrônicos e Industriais, entre outras.

_

INVESTIMENTO

R$ 170,00 (todo participante ganha de brinde uma placa do Arduino utilizada durante o curso)

_

INSCRIÇÃO

A inscrição para este curso estará disponível em breve. Preencha abaixo o formulário de interesse no curso:

    _

    LOCALIZAÇÃO

    Local: Sala 331 do CINTED (Av. Paulo Gama, 110 – Anexo III – 3º andar)

    Ver no Mapa