Maio
5
ter
2020
Avaliação Multidimensional: uma Nova Visão para os Programas de Pós-Graduação @ONLINE
Maio 5@10:00 – 11:30

 

APRESENTAÇÃO

Avaliação Multidimensional: uma Nova Visão para os Programas de Pós-Graduação

 

Hoje perdemos a visibilidade por parte da população, estamos demasiadamente preocupados em mostrar nossa produção em termos do Índice Restrito do QUALIS da CAPES. Vocês acham que a população, que nos paga as pesquisas, sabe o que é isso? O mundo mudou, a sociedade quer saber que efeito positivo em sua vida ocorrerá como resultado das atividades dos programas de pós-graduação. Precisamos mostrar a importância social do que fazemos de forma que seja possível a sua compreensão pelo público geral. A partir disso é possível relacionar a parte científica com as pesquisas desenvolvidas. As publicações são a consequência de uma pesquisa de qualidade, não o resultado da pesquisa. A atual avaliação, muito centrada em publicações, é uma das grandes culpadas pelo distanciamento da comunidade acadêmica da sociedade. A Comunidade Europeia – CE – está mudando a avaliação das Universidades, o U-Multirank considera múltiplas dimensões na avaliação. O U-Multirank é uma classificação criada por um consórcio de centros de estudos da Alemanha e Holanda, em 2014 e apoiada pela CE. Esta análise multidimensional servirá para induzir pesquisas de maior impacto científico, social e econômico. As dimensões consideradas pela CAPES são: Ensino e aprendizagem, Internacionalização/Inserção, Produção de conhecimento, Inovação e transferência de conhecimento, e Impacto e relevância para a sociedade. Este modelo começará a ser aplicado a partir do próximo quadriênio, começando em 2021. O objetivo desta palestra é apresentar o modelo e dispor de um tempo para discussão dos impactos em nossos programas.

_

PROFESSOR

Ministrante: José Palazzo Moreira de Oliveira

José Palazzo Moreira de Oliveira é Professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS (aposentado). É orientador de mestrado e doutorado no PPGCC. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Informática pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble (1984). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ontologia, modelagem conceitual, ensino a distância, banco de dados, sistemas de informação e sistemas na Web. Foi Coordenador do PPGC/UFRGS, participou da criação dos programas de doutorado em Computação e Administração da UFRGS, foi vice-presidente e membro da Câmara de PG da UFRGS, membro do Comitê Assessor em Ciência da Computação do CNPq – CA-CC, coordenador do Comitê de Matemática, Estatística e Computação – MEC – da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS – FAPERGS, implantou o Curso de Informática Instrumental para professores do Ensino Médio oferecido pela UFRGS para a UAB. Foi coordenador e membro da Comissão Especial de Banco de dados da SBC tendo implantado o primeiro workshop de Teses e Dissertações do SBBD, foi membro da Comissão de Educação e Conselheiro da SBC. Recebeu o prêmio Pesquisador Homenageado do Ano, no Simpósio Brasileiro de BD de 2017 e o Prêmio Newton Faller de 2018 que homenageia membros da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que se distinguiram ao longo de sua vida por serviços prestados à SBC.

Dia e horário: o curso será ofertado na modalidade online, no dia 05/05, terça-feira, das 10:00 às 11:30, através do  link: https://youtu.be/tXEo7-_OChc

_

INVESTIMENTO
Evento gratuito.

_

LOCALIZAÇÃO
Local: https://youtu.be/tXEo7-_OChc

_

INSCRIÇÃO

Forma de Comparecimento (somente de forma remota neste evento)