(Português do Brasil) RENOTE v. 15, n. 2 (2017)

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Prefácio RENOTE 2017-2

A Revista RENOTE publica neste segundo semestre de 2017 mais um conjunto de artigos originais oriundos de instituições de todo o país mesmo do exterior, incluindo SC, RS, PR, DF, PE, PA, SP, AL, MA, TO, PB, além de países na Europa como Espanha e Itália. A revista é hoje indexada em diferentes bases de periódicos, o que tem aumentado sua visibilidade na comunidade científica interessada na pesquisa relacionada ao emprego da tecnologia em contextos educacionais. Um indicativo da relevância e importância das publicações na RENOTE deriva do fato de que o H-index (calculado a partir do Google Scholar) da revista aumentou para 27 desde a última edição.

Entre as temáticas de destaque, percebe-se que o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) torna-se uma prática frequente, tanto em cursos a distância onde é tradicional seu uso como também em cursos presenciais. O uso de AVAs que inicialmente era primordialmente um repositório de recursos educacionais digitais passa gradualmente a ser usado também para apoiar a aprendizagem colaborativa como ilustram um grande número de trabalhos combinando estas duas temáticas. Jogos educativos, Laboratórios digitais, Mundos virtuais  e Realidade Aumentada também foram objeto de diversos trabalhos envolvendo as áreas de Física, Química, Geografia, História, Biologia e Línguas, mostrando um alinhamento da pesquisa feita no país com as tendências mais atuais em termos de uso da TIC na educação, conforme apontado pelo relatório Horizon 2017. Igualmente importante foi a tendência na direção do uso de mobile learning, com ênfase à investigação de novas estratégias pedagógicas envolvendo o uso de dispositivos móveis com exemplos interessantes no ensino de línguas. Outra inovação tecnológica abordada teve foco no uso educacional de robótica e sensores e seu impacto na formação do raciocínio lógico.

Nesta edição foram submetidos 181 artigos, dos quais foram aceitos 55, mantendo a usual taxa de aceitação de 30% dos trabalhos submetidos. O processo de revisão duplo-cego envolvendo até 3 revisores tem contribuído para a qualificação dos artigos publicados.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Editora

RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação