XXIX Ciclo CINTED

O XXIX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação (CINTED) é um evento organizado pelo CINTED (Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação).

Esta série de eventos, que iniciou em 2003, tem como meta promover/disseminar o uso de novas tecnologias na Educação, com especial ênfase às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

A edição XXIX do Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação será realizada pelo CINTED – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGSde 21 a 23 de Setembro de 2021.

No ano de 2021, em função da pandemia do COVID-19, o Ciclo de Palestras será totalmente remoto, com acesso via link divulgado na página da programação.

A Coordenação Geral é de José Valdeni de Lima. A Coordenação Adjunta é de Raquel Salcedo Gomes e
Liane Margarida Rockenbach Tarouco. A Comissão Coordenadora é de José Palazzo Moreira de Oliveira, Leandro Krug Wives, Valter Roesler e Rosangela Silveira Garcia. Detalhes podem ser obtidos na página da organização do evento.

 O ciclo é um ambiente aberto, propício para discussão de trabalhos. Tradicionalmente, a maior parte dos artigos submetidos é de Instituições de pós-graduação do Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil.

Autores são convidados a submeterem artigos inéditos, que não tenham sido publicados e nem estejam em processo de publicação em outros eventos ou periódicos.

A temática dos artigos pode envolver relatos, estudos, pesquisas e resultados derivados da atividade docente e de pesquisa relacionada com o uso das TICs na Educação. Os tópicos de interesse desta edição estão relacionados a seguir, mas outros tópicos que envolvam o uso das TICs na Educação também poderão ser aceitos:

– Aprendizagem de Máquina
– Aprendizagem Autodirecionada e Autodirigida
– Ambientes Virtuais de Aprendizagem
– Ambientes Imersivos 3D
– Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
– Cursos Online Massivos Abertos (MOOCs)
– Ensino Mediado por Computador
– Educação a Distância (EaD), Ensino Online (mobile learning), Ensino Remoto e suas variações
– Informática na Educação Especial
– Inclusão digital
– Jogos Educativos
– Laboratórios digitais
– Metodologias Ativas
– Ontologias
– Pensamento Computacional
– Projeto e Desenvolvimento de Recursos de Aprendizagem, de Ensino e Educacionais
– Repositórios de Recursos Educacionais Digitais
– Software-livre educacional
– Tecnologias Tangíveis
– Teorias Educacionais Aplicadas às TICs
– TICs e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
– Trajetórias de Aprendizagem e/ou Trajetórias de Vida
– Videoconferência, Vídeos e hipervídeos educacionais
– Web semântica

Os artigos selecionados e apresentados no XXIX Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação serão publicados como anais de evento. Os artigos que obtiverem as melhores avaliações durante o processo de seleção serão convidados a submeter uma versão estendida para a Revista Informática na Educação: Teoria & Prática.