GT “A Clínica dos Usos de Drogas e Questões Adolescentes”

Equipe: Profa. Sandra Torossian (coordenadora); Psicóloga Marília Jacoby; Psicóloga Giovana Bavaresco; Assistente Social Manoela Petersen.

O grupo de trabalho “A Clínica dos Usos de Drogas e Questões Adolescentes” tem seu início no ano de 2011, na Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS. Parte da reunião de alguns técnicos da instituição e da professora Sandra Torossian envolvidos com as questões adolescentes e a problemática dos usos de drogas. A proposta do GT constitui-se em duas vias: o atendimento clínico à comunidade em geral e a proposição de espaços de estudo e formação na referida temática. Partindo de uma proposta de trabalho interdisciplinar, tem no referencial psicanalítico uma importante ferramenta de nossas práticas.

As diferentes modalidades de uso de álcool e drogas apresentam-se como uma das manifestações contemporâneas do sofrimento psíquico. Ainda, em especial no que tange ao processo adolescente, ocupa-se de sujeitos em conflito com a lei – seja em cumprimento de medida socioeducativa ou com questões derivadas deste processo – atravessados por uma situação de vulnerabilidade social. A Clínica compreende que estas manifestações precisam ser pensadas, estudadas e abordadas clinicamente.

Acesse aqui o vídeo do Salão de Extensão 2020 com mais informações sobre este Núcleo: Conhecendo o GT Clínica dos Usos de Álcool e Outras Drogas e Questões Adolescentes

 

Voltar