Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Clínica das Psicoses

Coordenação Geral: Psicólogo Luiz Octávio Staudt e Psicólogo José Luis Longo
Coordenação Executiva: Assistente em Administração e Psicóloga Deborah Minuz e Assistente Social Manoela Petersen;
Apoio Técnico: Fonoaudióloga Chenia Martinez, Assistente em Administração e Nutricionista Natália Martins, Psiquiatra Fernando Henrique de Lima Sá e Administradora Carolina Barth.

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Clínica das Psicoses tem como proposta a sustentação de um coletivo formado por profissionais e estudantes de diferentes áreas do saber que vislumbrem um tratamento possível das psicoses, mediado pelos reconhecidos avanços teórico-clínicos propiciados pela Psicanálise. O encontro com a estrutura psicótica nos convoca, uma e outra vez, à invenção. Assim, ao longo dos anos, foram sendo constituídos dispositivos que despontaram como fundamentais para a reconstituição de um laço social para nossos pacientes, cujo potencial terapêutico tem sido amplamente ressaltado na literatura específica.

Assim, para além da escuta individual, propomos para o tratamento possível de nossos pacientes um espaço de convívio com lanche, oficinas terapêuticas de rádio, cerâmica, música, escrita, jogos, culinária e passagem, bem como Apresentação Psicanalítica de pacientes, em parceria com a Escola de Estudos Psicanalíticos. O trabalho do Núcleo, para além da equipe permanente da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS e seus alunos de especialização e graduação, vem congregando professores de várias instituições, órgãos da Rede Pública de Saúde, supervisores externos vinculados à Clínica, Intercâmbio com profissionais e serviços de Buenos Aires, Argentina, desde um âmbito interdisciplinar, interinstitucional e interdepartamental, condensando, ainda, grupos de estudo cujas temáticas se mostrem concernentes aos interrogantes suscitados pela Clínica das Psicoses – outorgando também espaço para produções de pesquisa no marco dos cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado.

No ano de 2019, o Núcleo atendeu 42 pacientes adultos em seus diversos dispositivos.

 

Oficinas Terapêuticas

 

Acesse os vídeos do Salão de Extensão 2020 com mais informações sobre o Núcleo:

Vídeo 1 – A trajetória para formação de uma Oficina Virtual do Núcleo em tempos de pandemia

Vídeo 2 – Desafios do Núcleo frente à pandemia do Coronavírus

 

Voltar para Núcleos e Grupos de Trabalho