Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Clínica Interdisciplinar da Infância

Coordenação Geral: Psicóloga Mariana Betts e Psicóloga Camila Noguez
Equipe Colaboradora: Fonoaudióloga Chenia Martinez, Psicóloga Júlia Becker, Psicóloga Márcia Pedruzzi Reis, Profa. Andrea Ferrari, Profa. Milena da Rosa Silva.

É um espaço sistemático de estudo e interlocução teórico-clínica interdisciplinar que visa ao suporte às questões que dizem da especificidade da clínica com crianças com suas necessárias articulações: pais, família, escola, outros serviços. Dessa forma, desde sua criação em 2010, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Clínica Interdisciplinar da Infância busca fomentar o interesse dos terapeutas pela clínica da infância, oferecer formação qualificada para os profissionais e incrementar os atendimentos das crianças e suas famílias.

O Núcleo é composto atualmente por profissionais da psicologia e fonoaudiologia, contando com interlocução, ainda, com o Serviço Social. Caracteriza-se por ser um espaço com uma importante filiação à psicanálise, muito embora conte com diferentes posições teóricas e epistemológicas acerca da noção de infância e do desenvolvimento infantil. Os dispositivos clínicos ofertados pelo Núcleo da Infância atualmente são: os atendimentos clínicos às crianças e suas famílias, oficinas terapêuticas do brincar e grupos de pais e cuidadores. O trabalho do Núcleo conta com reuniões semanais, supervisões, interconsultas com profissionais de outras áreas e instituições, cartéis e grupos de estudo. Das atividades realizadas nascem pesquisas, produções escritas e apresentações de trabalhos acadêmicos, e tem se mostrado um fértil campo de pesquisa para alunos da especialização, mestrado e doutorado.

Acesse aqui mais detalhes sobre as oficinas realizadas neste Núcleo.

Acesse os vídeos da Extensão 2020 sobre este Núcleo:

Vídeo 1 – Grupo de Cuidadores: atendimento virtual na pandemia

Vídeo 2 – Núcleo Interdisciplinar da Infância

Acesse os vídeos da  Extensão 2021 sobre este Núcleo:

Vídeo 1 –  As oficinas do Brincar na pandemia

Vídeo 2 – Atendimento online de crianças

 

Voltar