Práticas e Estágios na Graduação

A Clínica tem entre os seus principais objetivos o atendimento à comunidade e a formação de discentes. Desta forma, são ofertadas diversas práticas e estágios aos alunos de graduação em Psicologia e Fonoaudiologia, especificadas a seguir. Ademais, a Clínica oferece aos estudantes da UFRGS destas graduações a possibilidade de seguir qualificando sua formação através da vinculação a projetos de extensão da instituição.

Graduação em Psicologia

São ofertadas diversas práticas e estágios para os alunos de graduação em Psicologia (cursos diurno e noturno) desta Universidade. São elas:

  • De forma integrada a disciplinas obrigatórias de diferentes etapas da graduação, são proporcionadas observações de atividades desenvolvidas na instituição, como atendimentos de crianças, adolescentes e adultos, apresentação de pacientes e/ou oficinas terapêuticas;
  • Estágios curriculares obrigatórios: os alunos dos cursos de graduação em Psicologia Diurno e Noturno da UFRGS podem realizar seus estágios na Clínica, sendo supervisionados localmente por psicólogos membros da equipe técnica da Clínica.
    • Estágio Básico
    • Estágio de Ênfase em Processos Clínicos: Psicanálise e Psicopatologia
    • Estágio de Ênfase em Desenvolvimento Humano: Avaliação, Prevenção e Intervenção
    • Estágio de Ênfase em Psicologia Social e Políticas Públicas

Sobre as inscrições: as inscrições para o estágio são divulgadas pela COMGRAD – Psico por email. Mantenha seu email atualizado no Portal do Aluno. Qualquer dúvida, contate diretamente a sua COMGRAD.

Links relacionados:

Disciplinas de Psicologia com estágios e práticas: acesse aqui

Projeto Político-Pedagógico do curso de Graduação em Psicologia: acesse aqui

 

Graduação em Fonoaudiologia

O Curso de Fonoaudiologia da UFRGS considera que os estágios têm por princípio proporcionar autonomia gradual ao aluno em três etapas consecutivas:

  • participação progressiva do aluno na atividade fonoaudiológica, iniciando com estágios de observação;
  • supervisão concomitante ao trabalho (estágio supervisionado);
  • estágio com supervisão posterior ao trabalho.

Com isso, considera-se que há estágios de naturezas distintas: a) de observação, sem a atuação fonoaudiológica por parte do aluno; b) supervisionados, nos quais o aluno em Fonoaudiologia presta assistência com supervisão constante de um professor do curso; c) clínicos e de investigação, nos quais o aluno da Fonoaudiologia presta assistência e é acompanhado de supervisão local, não necessariamente concomitante, e de supervisão acadêmica feita por um professor do curso.

Os estágios têm o papel também de proporcionar a integração com o desenvolvimento temático do curso. Assim, os estágios de observação do segundo ano estão voltados à gênese das alterações fonoaudiológicas e à integração profissional. No terceiro ano, os estágios estarão voltados a atividades de prevenção e de integração profissional. No quarto ano, o aluno participa de estágios em setores específicos e de um estágio de pesquisa, enfatizando o compromisso com a evolução do conhecimento fonoaudiológico e com a pesquisa.

Sobre as inscrições: as inscrições para o estágio são divulgadas pela COMGRAD – FONO por email. Mantenha seu email atualizado no Portal do Aluno. Qualquer dúvida, contate diretamente a sua COMGRAD.

Links relacionados:

Disciplinas de Fonoaudiologia com estágios e práticas: acesse aqui

Projeto Político-Pedagógico do curso de Graduação em Fonoaudiologia: acesse aqui

 

Voltar para o Menu Principal