*ATENÇÃO: INFORMAÇÕES ATUALIZADAS*

Formandas e formandos,

A UFRGS alterou sua rotina e adequou suas atividades para resguardar a saúde de toda a comunidade acadêmica. Isto vale também para as colações de grau no Salão de Atos, que, por enquanto, não têm data para ocorrer. Assim, apresentamos, a seguir, orientações para os formandos e as medidas da Universidade para garantir que todos tenham a oportunidade de celebrar este que é um dos eventos mais importantes e relevantes da vida acadêmica.

  1. Quando haverá solenidades no Salão de Atos novamente?

Ainda não é possível saber quando o Salão de Atos poderá ser reaberto. De acordo com o relatório do Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo planejamento do retorno às atividades presenciais, os espaços culturais da UFRGS devem permanecer fechados.

  1. Qual a orientação da UFRGS para os formandos durante a pandemia?

Neste período de excepcionalidade, a UFRGS recomenda aos formandos que optem pela colação de grau em Gabinete. Com a impossibilidade de realizar eventos no Salão de Atos, essa modalidade tornou-se a única maneira de os alunos se graduarem e receberem o diploma no período correto, sem terem que aguardar pela liberação dos eventos presenciais.

Mas se você sonha em estar no palco do Salão de Atos, leia a próxima pergunta.

  1. Posso me formar em Gabinete e também no Salão de Atos, quando ele for reaberto?

As turmas que optarem pela colação de grau em Gabinete poderão, excepcionalmente, realizar a solenidade no Salão de Atos quando houver a liberação dos eventos presenciais. No entanto, em conformidade com a Decisão 405/2011 do Conselho Universitário, que permite somente uma colação de grau por currículo integralizado, essa solenidade será de “confirmação do grau”.

  1. O que é uma solenidade de confirmação do grau?

Uma solenidade de confirmação do grau é uma cerimônia adaptada para que o ato da colação de grau não seja repetido, pois o regulamento da Universidade não permite que um formando cole grau duas vezes. Na verdade, os “formandos” que participarem de uma solenidade de confirmação do grau já terão se graduado antes em Gabinete. É uma maneira de garantir que os alunos deste período atípico possam celebrar esse momento tão importante, mantendo ao máximo o ritual tradicional das formaturas da UFRGS.

  1. O que devo informar no Portal do Aluno quando fizer a solicitação de colação de grau?

Quem optar pela colação de grau em Gabinete com posterior solenidade de confirmação do grau no Salão de Atos deve informar a opção “Gabinete” quando fizer a solicitação de colação de grau via Portal do Aluno.

Já fez a solicitação e quer mudar? Leia a próxima pergunta.

  1. Fiz a solicitação de colação de grau no Portal do Aluno e informei “Salão de Atos”, mas agora quero mudar para “Gabinete” com posterior confirmação do grau no Salão de Atos. O que eu faço?

Fique tranquilo, não há necessidade de alterar a solicitação. Você só deverá informar a gerência da sua Unidade Acadêmica que deseja colar grau em Gabinete. Veja abaixo como fazer isso.

  1. Optei pela formatura em Gabinete com posterior solenidade de confirmação do grau no Salão de Atos. Como devo proceder?

Você deve informar a gerência da sua Unidade Acadêmica sobre sua opção pela formatura em Gabinete com posterior solenidade de confirmação do grau no Salão de Atos. Faça isso o quanto antes. Também é possível delegar esta responsabilidade à Comissão de Formatura, que pode elaborar uma lista única de todos os formandos e suas respectivas opções.

O agendamento da data e do horário da colação de grau em Gabinete também deve ser feito diretamente na gerência da Unidade Acadêmica.

  1. Não tenho interesse na solenidade de confirmação do grau no Salão de Atos, quero apenas colar grau em Gabinete. Como devo proceder?

Apenas informe a gerência da sua Unidade Acadêmica sobre sua opção pela colação de grau em Gabinete. O agendamento da data e do horário da formatura também deve ser feito diretamente na gerência da Unidade.

  1. É possível não colar grau em Gabinete e esperar para colar grau no Salão de Atos?

Sim, é possível, porém quem fizer esta opção vai perder o vínculo com a Universidade a partir do momento em que for afastado para diplomação pela Comissão de Graduação (Comgrad) do seu curso. Na prática, isso quer dizer que você não será nem um profissional graduado e nem um estudante universitário durante o período em que estiver aguardando pela colação de grau. Para evitar este “limbo”, e sabendo da importância de se obter o grau e o diploma assim que possível, recomenda-se que os formandos optem pela formatura em Gabinete.

  1. É possível fazer prova de toga ou sessões de fotos nas dependências da UFRGS?

Enquanto a Universidade estiver com as atividades presenciais suspensas, as provas de toga e/ou sessões de fotos dentro dos campi também estão suspensas, sejam elas individuais ou em grupos. A liberação desse tipo de atividade será divulgada oportunamente.

  1. Durante a pandemia, quais os formatos possíveis das colações de grau em Gabinete?
    •  Virtual: todos (diretor, gerente administrativo, homenageados e formandos) participam à distância em transmissão online
    •  Híbrido (virtual + presencial com um formando representando a turma): diretor, gerente administrativo, paraninfo e um formando no Gabinete da Direção ou em outro espaço definido pela Unidade Acadêmica. Este formando representa, por procuração, os demais alunos, que participam à distância em transmissão online. Formato restrito à capacidade do local e atendimento das condições sanitárias, de acordo com as orientações do Relatório GT – Modelo de retorno às atividades presenciais.
    •  Presencial (em pequenos grupos): diretor, gerente administrativo e pequenos grupos de formandos, em vários horários (se for o caso), no Gabinete da Direção ou em outro espaço definido pela Unidade. Havendo interesse, a cerimônia pode ser transmitida online para que os familiares acompanhem. Formato restrito à capacidade do local e atendimento das condições sanitárias, de acordo com as orientações do Relatório GT – Modelo de retorno às atividades presenciais.
  2. Qual a diferença entre uma colação de grau em Gabinete e uma colação de grau no Salão de Atos?

Em condições normais, a colação de grau em Gabinete é uma opção para os alunos que, por razões pessoais, não podem ou não querem se formar no palco do Salão de Atos. Trata-se de uma cerimônia simplificada, meramente acadêmica. Já a colação de grau no Salão de Atos é também um ato acadêmico, porém solene, caracterizado pelo cerimonial e por uma simbologia própria. No entanto, devido ao momento de excepcionalidade, algumas características das formaturas solenes têm sido aplicadas às de Gabinete. Veja na pergunta 13 as regras das colações de grau em Gabinete durante a pandemia.

  1. Quais são as regras e protocolos das colações de grau em Gabinete durante a pandemia?

Orientações gerais:

  • Cada turma poderá escolher um paraninfo, um professor homenageado e um técnico-administrativo homenageado. No entanto, essa escolha não é obrigatória.
  • Cada turma poderá escolher um juramentista e um orador (no caso do formato presencial, cada pequeno grupo de formandos poderá ter um juramentista e um orador).
  • Os discursos (orador, paraninfo, diretor) deverão ser de até 3 minutos cada.
  • Vídeo de homenagem aos pais é opcional; se houver, deverá ser de até 3 minutos.
  • O Hino Nacional é opcional; se houver, recomenda-se a versão instrumental e parcial.
  • As cerimônias deverão ocorrer de segunda a sexta-feira, em datas e horários a serem definidos pelas Unidades Acadêmicas. Não será realizado sorteio para definição de datas das formaturas em Gabinete.

Orientações específicas para as colações de grau em Gabinete presenciais:

  • Serão permitidas cerimônias com até cinco formandos cada, respeitando-se o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas e o teto de ocupação de acordo com as dimensões do espaço (consulte o Relatório GT – Modelo de retorno às atividades presenciais para calcular).

– NOVIDADE! Excepcionalmente, será permitido o uso de vestes talares (toga) por docentes e por formandos, desde que haja consenso dentro de cada pequeno grupo (todos os formandos de um mesmo grupo deverão optar pelo uso ou pelo não uso das vestes, e os docentes deverão estar de acordo com a vestimenta de cada grupo);

– A Unidade Acadêmica deverá providenciar estrutura adequada para o armazenamento, colocação e retirada das vestes talares, respeitando o distanciamento e as condições de higiene; será permitida a presença de somente um prestador de serviço, que ficará responsável por vestir e retirar as vestimentas.

  • Cada formando poderá levar até dois convidados; os demais familiares podem acompanhar a cerimônia virtualmente.
  • Também poderão estar presentes o diretor da Unidade Acadêmica, o gerente administrativo e o paraninfo. Sugere-se que outros homenageados participem virtualmente.
  • As turmas poderão escolher um paraninfo (com participação presencial), um professor homenageado e um técnico-administrativo homenageado (com participação à distância).
  • Cada pequeno grupo poderá escolher um juramentista e um orador.
  • Recomenda-se que cada cerimônia dure no máximo 20 minutos e que os discursos do orador, do paraninfo e do diretor sejam de até três minutos cada. Havendo mais de uma cerimônia, o paraninfo e o diretor vão repetir os discursos em cada uma.
  • A turma, se desejar, poderá ter somente um fotógrafo por turno para o registro das cerimônias.
  • Será permitida decoração na mesa de autoridades, se a turma desejar, desde que seja feita antes do início do bloco de formaturas. O profissional contratado poderá retornar somente depois que todas as cerimônias tiverem terminado.
  • Não será permitido nenhum tipo de aglomeração de familiares e amigos nas dependências da Universidade, nem mesmo externamente, como no pátio ou estacionamento.
  • Havendo duas ou mais cerimônias sucessivas, o ambiente deverá ser higienizado entre elas.
  • O uso de máscara por todos os participantes é obrigatório.
  • Deverá ser disponibilizado álcool em gel no local da cerimônia.
  • Recomenda-se não usar microfone. Caso seja utilizado, ele deverá ser preferencialmente individual ou ser higienizado a cada fala.
  • Cabe à Unidade Acadêmica garantir que todos os protocolos de prevenção sejam seguidos conforme as orientações do Relatório GT – Modelo de retorno às atividades presenciais.
  1. Sou de uma das turmas de 2019/2 que tiveram a solenidade no Salão de Atos suspensa devido à pandemia. Quais são nossas opções?

Sentimos muito por isso! As turmas de 2019/2 que tiveram suas colações de grau no Salão de Atos suspensas (Engenharia Mecânica, Administração/Administração Pública e Social e Direito Noturno) também poderão realizar a solenidade de confirmação do grau, se desejarem, quando o Salão de Atos for reaberto. Por favor, informem o Cerimonial pelo e-mail cerimonial@gabinete.ufrgs.br para que possamos organizar esta demanda.

  1. Sou de 2020/1, mas antecipei minha colação de grau para poder atuar na área da saúde durante a pandemia. Como fica o nosso caso?

A turma de Medicina e os alunos da área da saúde de 2020/1 que anteciparam sua colação de grau também poderão realizar a/participar da solenidade de confirmação do grau, se desejarem, quando o Salão de Atos for reaberto. Por favor, informem o Cerimonial pelo e-mail cerimonial@gabinete.ufrgs.br para que possamos organizar esta demanda.

Ficou com dúvidas? Encaminhe para o e-mail cerimonial@gabinete.ufrgs.br que logo responderemos!