A colação de grau em Gabinete é uma opção para aqueles alunos que, por razões pessoais, não podem ou não querem se formar no palco do Salão de Atos. Trata-se de uma cerimônia simplificada, em que não se usa beca nem há discursos, homenageados ou paraninfos.

A escolha pela colação de grau em Gabinete é feita por meio do Portal do Aluno no momento da solicitação da diplomação, em que obrigatoriamente o aluno deve optar por uma das duas modalidades (Gabinete ou Salão de Atos).

IMPORTANTE!

  • O agendamento da data/horário da colação de grau em Gabinete deve ser feito junto à gerência administrativa da Unidade Acadêmica.
  • O diploma NÃO É entregue no dia da cerimônia em Gabinete. O aluno deve entrar em contato com a DERD para saber quando o diploma fica pronto (derd@decordi.ufrgs.br; (51) 3308-3032 / 3308-3067)

Antecipação de Colação de Grau

A antecipação de colação de grau caracteriza-se por ser realizada antes do término do semestre letivo vigente e somente é autorizada nos casos de urgência devidamente justificada. Neste caso, a cerimônia de colação de grau também é feita em Gabinete. Veja aqui as regras e orientações para solicitação de antecipação.

Participação de graduados em Gabinete no palco do Salão de Atos

É possível se formar em Gabinete e também participar da solenidade no Salão de Atos dentro do mesmo semestre letivo, conforme previsto no item 5.1 do anexo da Decisão 405/2011 do CONSUN. Porém, o graduado deve estar ciente de que não colará grau novamente.

A participação seguirá as seguintes regras:

  • O graduado usará o capelo (chapéu) na cabeça durante toda a solenidade, pois é indicativo da colação de grau já efetuada.
  • Seu nome não será chamado para receber a colação de grau; ele não deverá constar, portanto, da ordem de chamada definida pelos formandos (nem por afinidade, nem alfabética).
  • Depois que todos os formandos tiverem colado grau, o graduado será chamado para receber os cumprimentos da mesa (com direito a música individual); ele não receberá o canudo do paraninfo.
  • O graduado não poderá ser juramentista, mas poderá ser orador, caso a turma assim decida.