Lançado o projeto de leitura “Mala Pronta” voltado para estudantes do Amora II

Professores da Equipe Amora lançam projeto de formação de leitores

Bora viajar? Com esse convite, os professores Caroline Valada Becker (Literatura e Língua Portuguesa) e William Fernandes Molina (Teatro) fizeram o lançamento do Projeto “Mala Pronta – Livro livre” na manhã da quarta-feira (11/7), no Auditório do CAp. O projeto pretende estimular a prática da leitura literária dos estudantes de 7º ano, o chamado Amora II.

Uma mala foi escolhida como símbolo do projeto. Dentro dela, muitos livros de diferentes gêneros literários esperam para serem levados pelos estudantes para inúmeras viagens a mundos imaginados. A cada mês, os estudantes retirarão um livro da mala de acordo com sua preferência. Para registrar as impressões sobre o livro lido, os estudantes receberam um Diário de Leitura no qual poderão deixar seus comentários, além de poderem marcar em um mapa os lugares que já visitaram a partir da Literatura, entre outras atividades. Ao final da leitura, cada estudante vai produzir um vídeo para apresentar o livro, dando a sua opinião sobre ele.

A ideia inicial para o projeto surgiu em um dos momentos de Articulação com a turma Amora IIA, em uma parceria entre o professor William Molina e o professor Josmael Corso. “A ideia de estimular a leitura é um desejo compartilhado por todos os professores e, já que pensamos em um projeto de leitura, resolvemos conversar com a professora Caroline para planejarmos juntos cada etapa”, comentou William. Este projeto, segundo Caroline, “evidencia o compromisso da escola e de todos os componentes curriculares com a leitura literária, e não apenas a Língua Portuguesa”.

Na cerimônia de lançamento, os estudantes assistiram aos vídeos produzidos pelos idealizadores do “Mala Pronta”. Em um deles, a história da mala é mostrada. No outro, os professores explicam como vai funcionar cada etapa do projeto.

Os vídeos e fotos do lançamento do projeto podem ser conferidos a seguir.

https://www.youtube.com/watch?v=3QEj-Hbe1ac

https://www.youtube.com/watch?v=6C-kCcHV6Jw

Parabéns aos estudantes e professores pela iniciativa!!! Viva a leitura!!!

Sobre Rafael Brandão

Cursou Bacharelado em Física Médica na PUCRS, de 1994 à 1997, e Bacharelado em Física na UFRGS, de 1998 à 2002. É Licenciado em Física (2005), Mestre em Ensino de Física (2008) e Doutor em Ensino de Física (2012) pelo Instituto de Física da UFRGS, tendo sido o primeiro a receber esse título no Brasil. Desde 2011 é professor efetivo do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza do Colégio de Aplicação da UFRGS.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.