Estrutura

Conselho de Unidade

Órgão maior decisório da Unidade. Presidido pelo Diretor do CAp, é composto por: Direção, Vice-direção, Chefes de Departamento, Gerente Administrativa, Bibliotecária-Chefe, Coordenadora da Comissão de Ensino, Coordenador da Comissão de Pesquisa, Coordenadora da Comissão de Extensão, Representante Docente, Representante dos Técnico-Administrativos, Representante Discente, Representante da COPAME.

Direção

Diretor(a) e Vice-diretor(a)

Departamentos

DCEN – Departamento de Ciências Exatas e da Natureza. Saiba mais.

Compreende as áreas de Física, Matemática, BiologiaQuímica e Informática.

DEPCOM – Departamento de Comunicação. Saiba mais.

Compreende as áreas de Língua Portuguesa e Literatura e de Línguas Estrangeiras e Literaturas.

DEM – Departamento de Expressão e Movimento. Saiba mais.

Compreende as áreas de Educação Física, Artes Visuais, Teatro e Música.

DHUM – Departamento de Humanidades. Saiba mais.

Compreende as áreas de Anos Iniciais, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Gerência Administrativa

Os serviços técnicos e administrativos são coordenados por uma Gerência Administrativa, que se constitui em órgão de natureza técnico-administrativa, encarregado da coordenação, planejamento, acompanhamento, avaliação, organização e normatização das atividades relacionadas aos serviços de pessoal docente, discente e técnico-administrativo, de comunicação, protocolo, expediente e arquivo de documentos,  serviços de infra-estrutura,  administração de bens materiais, zeladoria, transporte, reparos e supervisão dos serviços de manutenção de imóveis e equipamentos, reprografia, conservação e limpeza, e pelo suporte técnico necessário à execução do controle orçamentário, finanças e compras da Unidade, entre outros de caráter administrativo, bem como o gerenciamento dos recursos humanos e assessoramento à Direção da Unidade nas atividades relacionadas à administração da infra-estrutura necessária à execução da programação estabelecida pela Unidade.

Gerente Administrativa: Téc. Adriana Ramos da Rocha

Setor de Atendimento Escolar (SAE)

É o setor que visa assistir e orientar os alunos no aspecto de disciplina, lazer, segurança, saúde, pontualidade e higiene, dentro das dependências escolares. O setor funciona das 07h às 22h, através do ramal 6991 ou do e-mail sae.cap@ufrgs.br.

Setor de Infraestrutura

É o setor responsável pela  administração de bens materiais e patrimônio, zeladoria, transporte, reparos e supervisão dos serviços de manutenção de imóveis e equipamentos, conservação e limpeza das dependências escolares. O setor funciona das 8h às 18h, através do ramal 6981 e do e-mail setorinfraestruturacap@ufrgs.br.

Setor Financeiro

É o setor responsável pelo suporte técnico necessário à execução do controle orçamentário, finanças e compras da Unidade. Inclui o serviço de Almoxarifado.

Secretaria Administrativa

É o Setor de apoio administrativo e pedagógico aos departamentos, núcleos e comissões, atuando na organização e operacionalização dos documentos e processos de docentes e de discentes da Unidade. Abrange os serviços de Reprografia.

Setor Técnico Especializado

O setor é formado por profissionais de diversas áreas de conhecimento que atuam de forma integrada e articulada para a produção de ferramentas que auxiliem o desenvolvimento dos estudantes. Atualmente é composto por assistentes sociais, psicóloga, enfermeira, técnica de enfermagem, nutricionista e técnica em nutrição. Ramal 9968.

Fonoaudiologia Escolar

Desde novembro de 2009 o Colégio de Aplicação conta com a área da Fonoaudiologia em sua equipe interdisciplinar, em uma parceria com o Curso de Fonoaudiologia da UFRGS. Com a fonoaudióloga Clarice Lehnen Wolff,  responsável para o desenvolvimento do setor e estágios dos graduandos, são desenvolvidas ações para sua formação e contribuição no âmbito escolar.

Na escola, a equipe não realiza atendimentos clínicos, mas participa do dia a dia escolar, com seu olhar voltado para a prevenção a dificuldades na aprendizagem e à promoção de atividades e estratégias que facilitem o desenvolvimento da linguagem e dos aspectos que interferem na saúde e na comunicação.

O fonoaudiólogo é o profissional que pode colaborar na equipe escolar com os conhecimentos e orientações acerca da comunicação da criança (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição). Como a educação é permeada pela comunicação, há uma relação direta entre as bases da linguagem e os demais processos de aprendizagem que a criança desenvolve, em especial no importante momento da alfabetização.

Núcleos da Unidade

NAE – Núcleo de Apoio ao Ensino

NOE – Núcleo de Orientação Educacional

NSI – Núcleo Setorial de Informática

Comissões Permanentes da Unidade

COMEN – Comissão de Ensino

COMEX – Comissão de Extensão

COMPESQ – Comissão de Pesquisa

 

OBS: O Regimento da Unidade está em processo de revisão, o que pode alterar algumas das estruturas acima.