O Estágio Supervisionado tem por objetivo a complementação do ensino ministrado na Universidade, constituindo-se num instrumento de aperfeiçoamento técnico-científico, de treinamento prático, de relacionamento humano e de integração a equipes de trabalho profissional. No estágio supervisionado o aluno é colocado diante da realidade profissional, obtendo uma visão ampla das estruturas empresariais privadas ou públicas, nas quais se integrará após a formatura. Além disto, cria-se um vínculo importante entre a Universidade e Empresa, possibilitando a atualização de ambos os lados. Como tal o Estágio Supervisionado deve proporcionar ao aluno: – oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos na Universidade e adquirir alguma vivência profissional na respectiva área de atividade, tanto no aspecto técnico como no de relacionamento humano; – oportunidade de avaliar suas próprias habilidades diante de situações da vida prática e melhor definir, desta forma, suas preferências profissionais. Recomenda-se, que além do Estágio Supervisionado, o aluno faça outros estágios, a partir do sexto semestre do curso.
A disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO é obrigatória para todos os alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação. O aluno se habilita a esta disciplina após a obtenção de 180 créditos, integralizados no currículo do curso. O horário corresponde às disciplinas do semestre, conforme o comprovante de matrícula deve ser compatível com o horário previsto para a realização do estágio.
A obtenção do estágio é de iniciativa do aluno. Para isto, ele deve recorrer a contatos diretos com empresas ou conseguir o estágio através de anúncios, de informações de colegas, do Departamento de Engenharia Mecânica ou da Pró-Reitoria de Assistência à Comunidade Universitária. O Departamento de Engenharia Mecânica através de contatos com empresas, e entidades de classe, procura colocar à disposição dos alunos oportunidades de estágio.
De acordo com o plano pedagógico do curso é vetada a realização do Estágio Supervisionado em qualquer laboratório da universidade, ou outra instituição de ensino.
Uma vez oficializado o estágio entre empresa (conveniada) e universidade, através de Termo de Compromisso ou Contrato de Estágio, devidamente assinado pelo órgão credenciado da PROGRAD, a Divisão de Estágios e Monitoria Acadêmica (DEMA)o aluno poderá inscrever-se na atividade. O processo é aberto dirigindo-se ao professor Coordenador de Estágio, para autorizar a inscrição.
Para a matrícula o aluno deve ter o aceite de um professor do DEMEC ou DELAE como Tutor de Estágio, responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades de estágio.
Por parte da empresa o aluno deve ainda definir o nome do Supervisor do Estágio, indicado pela empresa, que deve ser obrigatoriamente um engenheiro e preferencialmente mecânico, eletricista ou de controle e automação.
Para encaminhamento da matrícula deve ser aberto um processo no SEI dirigido à coordenação dos estágios com os seguintes documentos:
Alunos funcionários de empresa poderão validar seu estágio curricular na condição de funcionário, desde que exerça cargo compatível com sua formação acadêmica (Engenharia de Controle e Automação). Nestas condições o aluno poderá apresentar, como alternativa ao Termo de Compromisso de Estágio, uma declaração (em papel timbrado) do Setor de Recursos Humanos, que ateste as informações:
Com a documentação preenchida a mesma deve ser encaminhada, via processo, ao coordenador da atividade de ensino. Para tanto, o aluno deve enviar a documentação ao Setor de Apoio Acadêmico da Engenharia (SACAD/EE), através do e-mail assuntosedu_eng@ufrgs.br, solicitando que seja aberto processo SEI para matrícula em estágio supervisionado no curso de Eng. de Controle e Automação, e que o mesmo seja enviado ao coordenador de estágios. O SACAD/EE não fará analise documental, apenas a abertura do processo.
O Tutor deverá manter estreito contato com o aluno ao longo do Estágio e se possível também com o Supervisor. Ao Tutor caberá emitir uma nota avaliando o estágio e o relatório apresentado a cada período de renovação ou finalização das atividades mesmo.
A duração do Estágio Supervisionado é de, no mínimo, 200 horas integralizadas num período mínimo de dois meses. O Estágio, para fins da integralização de Estágio Supervisionado em Engenharia de Controle e Automação, só terá início a partir da data efetiva da autorização do coordenador de Estágio do curso, independentemente do fato do aluno já ter estagiado ou estar estagiando na empresa. O mesmo se aplica no caso de vínculo empregatício; vale como estágio em empresa, na qual o aluno estiver empregado, comprovadamente exercendo atividades de Engenharia. A realização de estágios antes e após o Estágio Supervisionado, não terá vínculo algum com esta disciplina.
O relatório de estágio é elaborado pelo aluno, devendo ser rubricado pelo Supervisor e entregue ao Tutor devidamente encadernado. O relatório deve ser apresentado de forma didática, sem erros ortográficos, estruturado em três partes:
O conceito será emitido, conforme os critérios:
A – aprovação com aproveitamento excelente.
B – aprovação com aproveitamento médio superior.
C – aprovação com aproveitamento médio.
D- reprovação com aproveitamento insuficiente (sem recuperação).
FF – reprovação por não ter completado às 200 horas ou por não entregar o relatório até o final do semestre seguinte ao da inscrição.
O conceito será obtido através da “Planilha de Conceito” onde são lançadas as avaliações do Supervisor, do Tutor e do professor Coordenador de Estágio.
No final do estágio, o aluno deverá seguir os seguintes passos:
Assim, no processo, o Coordenador dos Estágios emitirá o parecer e posteriormente encaminhará ao SACAD/EE para conclusão da atividade, registro do conceito e encerramento do processo.