COMPESQ/EDU

A COMPESQ/EDU foi constituída em 1994, conforme o Estatuto da FACED de 1992 e, tem como atribuições básicas balizar/avaliar/validar as políticas, diretrizes e ações relativas à pesquisa na Faculdade de Educação. Para tanto, emite pareceres sobre mérito, exequibilidade e aspectos éticos dos projetos e programas de pesquisa propostos por docentes e técnicos-administrativos. A Comissão orienta e normatiza procedimentos de pesquisa na Unidade e na Universidade assim como coordena demandas de planejamento, supervisão, avaliação e sistematização das informações sobre produção científica na Unidade. Todos os eleitos ocupam-se com as atividades de pesquisa desenvolvidas na Faculdade de Educação.

Essa Comissão articula-se diretamente com o Conselho da Faculdade de Educação (CONFACED) e, no âmbito mais geral, com o Comitê de Ética (CEP-UFRGS), com a Câmara de Pesquisa (CAMPESQ) e com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE-UFRGS).

A COMPESQ/EDU reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por mês, e extraordinariamente, quando convocada por seu Coordenador(a) ou por solicitação de 1/3 (um terço) de seus membros, que deliberarão, por maioria simples, presente a maioria absoluta dos integrantes (art. 40 – Regimento da FACED).

A COMPESQ/EDU terá um/a Coordenador(a) e um/a Coordenador(a) Substituto(a) com mandatos de dois anos, eleitos por voto secreto pelos membros da Comissão, sendo permitida uma recondução (art. 41 – Regimento da FACED).

A Comissão é composta por(art. 38 – Regimento da FACED):

I – Onze representantes docentes da FACED, sendo nove membros efetivos e dois suplentes, e um técnico(a)-administrativo em educação e seu respectivo suplente que desenvolvam atividades de pesquisa, preferencialmente com Título de Doutor ou equivalente, eleitos por seus pares;

II – Um/a representante discente de graduação ou de pós-graduação e seu respectivo suplente, indicados por seus pares;