Em 2010, o Departamento de Informação Pública das Nações Unidas estabeleceu diferentes datas para comemorar os seis idiomas oficiais da ONU (Chinês, Francês, Árabe, Russo, Espanhol e Inglês), visando celebrar o multilinguismo, a história, cultura e realizações de cada uma das línguas. O Dia das Nações Unidas para Língua Chinesa é celebrado no dia 20 de abril.

Para comemorar esse dia, o Instituto Confúcio promoveu no dia 12 de abril um evento com atividades culturais como Caligrafia Chinesa e Cerimônia do Chá, palestras e o pré-lançamento do livro Opiniões de Acadêmicos Brasileiros Sobre a China.

O Ciclo de Palestras contou com a presença do professor Carlos Pinent, falando sobre o “Sistema político chinês”, seguido da palestra do professor Tiejun Gu sobre a Belt and Road Initiative (Iniciativa do Cinturão e da Roda). O professor Antônio Padula fechou o ciclo com a palestra “O mercado de carne chinês: uma perspectiva do presente e do futuro sobre o comércio de carnes sino-brasileiro”).

Sobre o livro

Organizado pelo professor Tiejun Gu e sob a revisão do professor Carlos Pinent, o livro Opiniões de Acadêmicos Brasileiros Acadêmicos Sobre a China une 11 artigos de acadêmicos brasileiros em áreas como Relações Internacionais, Economia, Geopolítica, Negócios e outras, envolvendo o país ou as relações sino-brasileiras.

O livro é a primeiro projeto oficial promovido pelo Centro de Sinologia, iniciativa do Instituto Confúcio para reunir pesquisadores brasileiros e acadêmicos com produção brasileira sobre assuntos da China e de relações Brasil-China. Mantenha-se conectado para novos detalhes sobre a iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *