Na última quinta-feira, 22, aconteceu em Buenos Aires a abertura do Congresso de Institutos Confúcio na América Latina. O Instituto Confúcio na UFRGS foi representado pela vice-reitora da UFRGS, Jane Fraga Tutikian, e o secretário de Relações Internacionais da UFRGS (RELINTER), Nicolas Bruno Maillard .

O evento foi organizado pelo Escritório Geral do Instituto Confúcio e patrocinado pelo Instituto Confúcio da Universidade de Buenos Aires (UBA). O público foi formado por mais de 100 pessoas, dentre destas 36 delegações de Institutos Confúcio de 14 países latino-americanos. Também contou com a presenta de centros de pesquisa da América Latina, universidades chinesas e estrangeiras, além da Embaixada da República Popular da China na Argentina e da Secretaria-Geral da sede do Instituto Confúcio (Hanban).

Dentre as pautas de discussão, houve o debate sobre questões como o desenvolvimento de “habilidades chinesas + profissionais” para impulsionar o desenvolvimento da sociedade local. Visando melhorar a qualidade e a eficiência dos Institutos, coube o debate sobre a criação de uma plataforma para trocas bidirecionais e multidimensionais entre os Institutos Confúcio, a expansão das fontes de financiamento dos Institutos Confúcio para aumentar a rentabilidade dos fundos, a formação de professores locais, dentre outros.

Confira mais fotos na galeria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *