UFRGS e a Covid-19

Cartilha elaborada por pesquisadores da UFRGS orienta profissionais do sexo durante a pandemia

< Voltar
Sumário

Uma equipe de pesquisadores integrantes do Grupo de pesquisa em Saúde, Ambiente e Desenvolvimento (SAD) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRGS (PPGCOL) elaborou uma cartilha voltada aos profissionais do sexo com uma série de recomendações para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Focado na prevenção, o material apresenta sugestões de formas alternativas de trabalho para o período de distanciamento social, orientações para diminuir o risco de contaminação em casos de atendimento presencial e ainda informações sobre o acesso ao auxílio emergencial do governo federal, além de abordar cuidados diários que devem ser colocados em prática por todas as pessoas para evitar a covid-19.

Conforme o coordenador da iniciativa, o professor Matheus Neves, a ideia da cartilha nasceu durante as ações de solidariedade empreendidas desde março por vários professores, estudantes e técnicos administrativos da Universidade para minimizar os efeitos sociais da pandemia. Em uma entrega de doações a uma ONG de apoio a transexuais e profissionais do sexo, atento à de vulnerabilidade social dessas pessoas, o professor identificou a necessidade de oferecer a elas informações úteis e confiáveis. Assim, convidou três orientandos para desenvolverem o material informativo: o médico veterinário e mestrando em Saúde Coletiva Guilherme Lamperti Thomazi e os acadêmicos de Odontologia Gustavo Almansa Bernardo e Roberta Machado Silveira. O grupo dedicou-se por cerca de 30 dias pesquisando o referencial teórico sobre o assunto, escolhendo as imagens e elaborando o texto e contou com o apoio de vários outros pesquisadores e de profissionais do sexo para a validação do conteúdo.

Com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, a cartilha está sendo distribuída nos serviços de saúde para chegar ao público-alvo. Neves acrescenta que as mídias digitais também têm sido um canal importante para veiculação do conteúdo. O grupo elaborou cards para distribuição via whatsapp e disponibilizou a cartilha em formato pdf, apropriado inclusive para leitura em celulares.

Acesse a cartilha no link abaixo:

Tags: