UFRGS e a Covid-19

Evento debate pandemia e partidos políticos

< Voltar
Sumário

Nesta sexta-feira, 15 de maio, acontece uma conversa virtual entre a professora Silvana Krause (PPG em Ciência Política/UFRGS), o deputado federal Marcel van Hattem (Partido Novo), o vereador de Porto Alegre Adeli Sell (PT) e o cientista político Antônio Lavareda. A conversa será transmitida ao vivo a partir das 19h nos canais: https://www.youtube.com/ifchdaufrgs e https://www.facebook.com/IFCHdaUFRGS.

A atividade busca um diálogo entre a academia e os partidos políticos em um momento de profundas transformações, diversas informações e uma série de dúvidas. Serão abordados alguns questionamentos:

1)  A Era Digital, com cidadãos radicalmente individualizados, é compatível com a Democracia, na medida em que ela tem como pressuposto a construção da “vida comum”? Há uma diáspora virtual?

2)  A digitalização é uma ferramenta que incentiva a participação na vida interna das legendas ou aprofunda o abandono de seus membros?

3)  As relações horizontais e verticais de poder nas organizações partidárias têm sido remodeladas diante de novas formas de comunicação?

4)  Como as legendas brasileiras têm enfrentado este desafio? O que elas têm feito com a intensificação da exigência de distanciamento social?