UFRGS e a Covid-19

Faculdade de Direito realiza colação de grau com videoconferência

< Voltar
Sumário
Foto: Rochele Zandavalli/UFRGS-Arquivo

Trabalhar em casa, realizar reuniões por videoconferência, suspender aulas e atividades presenciais… Muita coisa mudou no dia a dia da UFRGS em função da pandemia da Covid-19. Nesta quinta-feira, 9 de abril, acontece outra novidade: pela primeira vez na UFRGS, ocorre uma formatura em gabinete com o uso do Mconf, um serviço de videoconferência. Às 11h30, 17 formandos do curso de Ciências Jurídicas e Sociais que finalizaram as atividades acadêmicas no segundo semestre de 2019 colarão grau em gabinete, mas apenas um deles participará de forma presencial – os demais assistirão à cerimônia pela internet.

A única formanda presente no gabinete da Direção da Faculdade será Juliane Rocha Plucani, que será a representante legal, por procuração, dos outros 16 colegas. Juliane colaria grau em solenidade no Salão de Atos, no último dia 20 de março, mas a cerimônia foi adiada em função da pandemia. Ela optou, assim, por se formar em gabinete para poder retirar o diploma. “A expectativa para a cerimônia estava bem grande, eu integro a Comissão de Formatura e estávamos organizando tudo desde agosto do ano passado. É frustrante, mas é uma situação excepcional”, afirma. “Depois nós teremos o nosso momento de celebração”, conclui.

Além de Juliane, participarão presencialmente da cerimônia o diretor da Faculdade de Direito, Danilo Knijnik, e a gerente administrativa da Unidade, Ana Luíza Viana. O diretor explica que, diante da necessidade de alguns alunos colarem grau e da impossibilidade de aglomerações, essa foi a solução encontrada. Ele esclarece que não há base legal para colação de grau sem presença dos formandos, mas, como Juliane é a procuradora dos colegas, todos estarão legalmente representados.

O reitor Rui Oppermann participará da cerimônia pelo Mconf e fará um breve discurso aos formandos. Em função da limitação de acessos simultâneos no Mconf, esse link será restrito, mas o público poderá assistir à solenidade por uma transmissão ao vivo no Facebook da Faculdade de Direito.

Tags: