UFRGS e a Covid-19

Iniciação Científica Júnior possibilita primeiros passos na pesquisa a secundaristas

< Voltar
Sumário
Foto: Thiago Cruz

Programa em colaboração com Hospital de Clínicas viabiliza trabalho voluntário de estudantes de Ensino Médio com tutoria de universitários

O programa Iniciação Científica Júnior foi lançado em novembro de 2017 e cadastra estudantes de Ensino Médio para trabalho não remunerado com ciência na UFRGS. Atualmente, o projeto conta com 17 alunos do Ensino Médio e cinco pessoas com Ensino Médio completo que aprimoram o interesse pela vida científica e estabelecem o primeiro contato com a pesquisa acadêmica. Além disso, 12 universitários tutores participam da ação e desenvolvem a capacidade de trabalhar com iniciação científica de secundaristas. A orientação é das professoras Maria Paz Hidalgo, da Faculdade de Medicina, e Maria Elisa Calcagnotto, do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS).

O projeto é desenvolvido por dois laboratórios: o de Neurofisiologia e Neuroquímica da Excitabilidade Neuronal e Plasticidade Sináptica, do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFRGS, e o de Cronobiologia e Sono, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA/UFRGS). Segundo a professora Maria Paz Hidalgo, não há pré-requisito para participação, além de ser estudante do Ensino Médio. “Não buscamos alunos com desempenho bom ou ótimo em ciências, mas os que tenham espírito crítico e interesse na área. Pode ser até que o projeto possa despertar esse interesse e venha a melhorar o desempenho do participante”. A ação está registada como projeto de extensão intitulado: Construindo pontes entre a escola e a universidade pública: iniciação ao ensino de ciência, pesquisa e inovação.

Com a pandemia da covid-19, o perfil do grupo no Instagram está divulgando material informativo e acessível sobre origem do vírus, formas de contágio e prevenção e o tratamento da doença. Ainda na página é possível conferir relatos dos secundaristas que participam do programa. Interessados devem enviar e-mail para  lab.crono.hcpa@gmail.com sinalizando desejo de participar do projeto.

Acompanhe em: https://www.instagram.com/icjuniorufrgs

Tags: