UFRGS e a Covid-19

Integrantes de projeto da UFRGS produzem mais de 500 máscaras de tecido reutilizáveis para doação

< Voltar
Sumário

Costurados por idosas, equipamentos de proteção serão utilizados por servidores em atuação na Universidade e por voluntários de projetos sociais

Fotos: Divulgação

Um grupo de mais de 20 integrantes do projeto Universidade Aberta para Pessoas Idosas (Unapi) costurou máscaras de tecido reutilizáveis, que serão doadas a projetos sociais de Porto Alegre e a servidores que trabalham em atividades que seguem em funcionamento na Universidade durante o período de isolamento social. As voluntárias confeccionaram em suas próprias casas mais de 500 máscaras, que começaram a ser distribuídas nesta terça-feira, dia 14 de abril, junto com um material informativo, elaborado pelo Departamento de Atenção à Saúde (DAS), com instruções sobre o uso dos equipamentos de proteção.

A ação foi coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão e contou com apoio da Coordenadoria de Segurança para a coleta das máscaras na casa das voluntárias e distribuição nos setores da UFRGS: no Centro de Processamento de Dados (CPD), na Vigilância e na Superintendência de Infraestrutura (Suinfra). Além da distribuição interna, cem máscaras serão doadas a voluntários do Projeto “Prato Feito”, grupo de coletivos e ONGs engajados em ações sociais responsáveis pela doação de alimentos e refeições à população em situação de rua, como Comida PoAPF das RuasCozinhar e ServirMisturaíSó os FortesMarmitas SolidáriasSopão Solidário, entre outras.

Neiva Laidens, participante há três anos da Unapi, agradeceu a oportunidade de poder colaborar na confecção do material: “Eu me senti muito grata em poder ajudar nessa campanha das máscaras. Fiquei muito feliz”. Segundo a vice-pró-reitora de Extensão, Cláudia Aristimunha, o papel de inclusão das pessoas idosas que a Unapi faz é reconhecido com a oferta desse trabalho voluntário, que reúne dezenas de participantes. “Nosso papel como universidade pública está sendo demonstrado claramente neste período de crise, mostrando a importância da UFRGS para a sociedade. E a Extensão é o braço forte nesse contato entre comunidade e Universidade”, aponta a vice-pró-reitora que participou da busca das máscaras prontas nas casas das voluntárias. Além dessa doação, os membros da UNAPI reuniram material de higiene pessoal e leite.

Universidade Aberta

O programa de extensão Universidade Aberta para Pessoas Idosas (UNAPI/PROREXT) tem o objetivo de desenvolver atividades de educação continuada e interação social para o público idoso. São realizados cursos, palestras, oficinas, clube de leitura e sessões de cinema nas dependências da UFRGS. As atividades são ministradas por professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos da Universidade, das mais diversas áreas. Atualmente são 441 participantes matriculados nas diferentes atividades. Mais informações sobre a Unapi estão no perfil do Programa no Facebook.

Confira as orientações do DAS para o uso de máscaras reutilizáveis:

1. ELA É INDIVIDUAL – Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. É fundamental que cada um tenha a sua máscara, ou máscaras.

2. CUIDADO AO COLOCÁ-LA – A máscara deve estar nas medidas corretas e cobrir a boca e o nariz, ou seja, estar bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. É importante prender os elásticos ou tiras acima das orelhas e abaixo da nuca.

3. TEMPO DE UTILIZAÇÃO – A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocá-la. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.

4. HIGIENIZE DEPOIS DE USAR – Lave a máscara com água e sabão/água sanitária, deixando de molho por 30 minutos. Após lave suas mãos com água e sabão. A máscara deve estar seca para sua reutilização. Passe com ferro e guarde em um saquinho plástico;

5. CUIDE-SE – Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Observe se ela está bem ajustada e evite levar as mãos ao rosto. Lave suas mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel 70% para higienizá-las.

Tags: