UFRGS e a Covid-19

JU podcast destaca pesquisa com trabalhadores por aplicativos

< Voltar
Sumário

Estudo acompanhou os trabalhadores durante a pandemia

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Jornal da UFRGS podcast desta semana tem como tema a pesquisa “Trabalhadores On Demand e Pandemia: Uma Etnografia com Motoristas e Entregadores de Aplicativo na Região Metropolitana de Porto Alegre.” O estudo foi realizado por Jonathan Madeira Rocha, junto ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas.

Esta é uma das pesquisas que fazem parte do projeto financiado pelo Governo Federal e liderado pela UFRGS, intitulado “A COVID-19 no Brasil: análise e resposta aos impactos sociais da pandemia entre profissionais de saúde e população em isolamento”. Na entrevista, Jonathan fala dos desafios de realizar essa pesquisa, em razão da pandemia e da falta de rotina e local de trabalho desses trabalhadores. Também traz suas principais observações e conclusões, como as estratégias pessoais e coletivas que os trabalhadores por App. criam para “enfrentar” o controle dos algoritmos.

Ouça no Ciência 1080, quadro quinzenal do Jornal da UFRGS que apresenta as pesquisas realizadas na Universidade e seus benefícios para o conhecimento científico e para a sociedade. Esta e outras edições estão disponíveis no Blog da Redação, no Lúmina Podcasts e nas principais plataformas de áudio.

https://anchor.fm/radioufrgs/episodes/Jornal-da-UFRGS–Pesquisa-acompanhou-os-trabalhadores-por-aplicativos-na-pandemia-e1dp0ba/a-a7b3gd9

Tags: