UFRGS e a Covid-19

Núcleo de Pesquisa em História divulga série de vídeos sobre projetos e produção acadêmica

< Voltar
Sumário

Proposta do “NPH em Quarentena” é apresentar de forma acessível os trabalhos realizados por pesquisadores da área

Uma linguagem diferente dos tradicionais papers e revistas é a proposta da série de vídeos “NPH em Quarentena”. A iniciativa do Núcleo de Pesquisa em História (NPH) foi motivada pela direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e tem o propósito de divulgar as pesquisas e os projetos de extensão dos participantes do núcleo num canal no Youtube.

A coordenadora do NPH, Cláudia Mauch, explica que a proposta da série de vídeos veio da motivação da divulgação dos projetos em outra modalidade e contou com o trabalho de servidores técnicos. A concepção e a produção são da servidora Marisângela Martins e a narração dos vídeos é do servidor Bruno Stefani da Silva.

A importância dessa modalidade de divulgação científica é reconhecida pela coordenadora: “Pessoalmente, tenho dificuldade de trabalhar nessa linguagem, mas percebo que o resultado pode ser importante para a comunicação das pesquisas, pois pode atingir um público mais amplo”, aponta Cláudia Mauch. Ela ainda afirmou que a divulgação pode ser útil para alunos que cursam a graduação e ainda não conseguem participar de um projeto de pesquisa: “Pode-se criar um desejo de conhecimento”, sinaliza.

História Oral

Um dos projetos retratados na série de vídeos é ‘Repositório de Entrevistas de História Oral (REPHO)’, coordenado pela professora Carla Rodeghero. O repositório documenta o trabalho de pesquisadores dos mais diversos níveis de formação. Segundo Rodeghero, o REPHO tem o propósito de depositar os materiais para que possam fazer parte de um acervo documental acessível. Veja a edição do ‘NPH em Quarentena’ sobre o projeto:

Veja mais em: https://www.youtube.com/channel/UCMdmUCHzYhjEpdffQDKSZNw

Tags: