UFRGS e a Covid-19

PET Letras apresenta dicas diárias de livros e filmes

< Voltar
Sumário
Foto: Flávio Dutra/JU

 Sem a possibilidade de realizar atividades presenciais, o grupo passou a atuar nas redes sociais

Por Felipe Ewald/Jornal da Universidade

Débora Goulart, uma exasperada ex-estudante do curso de Química, rumou para a graduação em Letras motivada por sua vontade de aprender francês. “Sempre tive predisposição pra área de Humanas, sempre gostei de ler e escrever. Pensei: ‘Vou aproveitar pra aprender a língua no meio acadêmico e ver o que dá’. Daí fui!”, explica. Estava iniciando o terceiro semestre no bacharelado em tradução quando as aulas foram interrompidas pela pandemia.

Desde setembro ela atua como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do Instituto de Letras (IL). Débora trouxe ao grupo a ideia de veicular dicas de leitura nas redes sociais numa reunião no final do ano passado, quando ainda podiam se encontrar presencialmente, algo que agora faz tanta falta – como reflete o professor Gabriel Othero, tutor dos nove bolsistas do programa: “Só da interação pessoal surgem ideias e podemos discutir e debater os projetos de maneira mais aprofundada”.

A estudante explica sua proposta: “Como estou responsável pelas redes sociais do PET, via o nosso público interagindo com as postagens e pensei em perguntar para eles o que achavam de a gente dar dicas”. Naquele momento, no entanto, o grupo não levou à frente a iniciativa, porque estava focado nos eventos presenciais. Com a chegada do distanciamento social, a ideia foi implementada.

O propósito do projeto, segundo Gabriel, é auxiliar, de certa forma, todos os que estão em casa. “Pensamos em consultar os petianos [colegas de programa] e os professores do Instituto de Letras para que dessem sugestões de leitura para a comunidade acadêmica nesse período tão delicado.” As dicas englobam obras de literatura e também de teorias pertinentes às diferentes áreas abrangidas pelos cursos do IL.

Com uma postagem por dia, em média, desde o dia 15 de abril, a iniciativa tem recebido um bom retorno, segundo Débora. “Ganhamos muitos seguidores desde o início do projeto. Notei que estava chamando atenção. O próprio IL divulgou nas suas redes e conseguimos mais visibilidade, o que vai ser bom no retorno das atividades regulares.”

“Vemos que há muitos comentários e curtidas”, reforça Gabriel, “além de muita gente repassando as postagens para amigos”. 

A esperança é de que as atividades regulares possam retornar o quanto antes. Enquanto isso, as dicas diárias de leitura serão intercaladas com sugestões de filmes e documentários que abordem temas pertinentes ao curso de Letras, como questões envolvendo linguagem, tradução, ensino, literatura.


Tags: