UFRGS e a Covid-19

Planetário promove atividades online durante a quarentena

< Voltar
Sumário
Planetário da UFRGS. Foto: Gustavo Diehl / Secom.

O Planetário da UFRGS vai promover uma série de atividades online nas próximas semanas. O objetivo é fomentar projetos de extensão realizados no Planetário e instigar a interação com o público.

Nas segundas-feiras, o Projeto Selene: olhando pro infinito propõe que os seguidores das redes sociais façam fotos do céu, marcando o perfil do Planetário. Além disso, toda semana será compartilhado um post com informações sobre o céu que será observado nessa época do ano.

Nas quartas-feiras, o Rimas Universais trará a contação de história em vídeo, com conteúdo voltado para as crianças. A semana encerra com vídeo sobre os planetas e o Sistema Solar no Conversas astronômicas todas as sextas-feiras.

As atividades oferecidas fazem parte da proposta do Planetário da UFRGS de promover ações criativas durante a quarentena.

MAIS

Projeto Selene: olhando pro infinito

Antes da quarentena, você já esteve andando por aí durante o dia e observou a Lua no céu? Aliás, reparou que a Lua estava no céu durante o dia e, após alguns dias, ela não estava mais lá?

A Lua é um astro errante, o que significa que ela aparentemente se move mais rápido que os outros objetos celestes. Enquanto as estrelas demoram quase 24 horas para passar pelo mesmo lugar no céu, nosso satélite natural gosta de ficar um pouco mais na cama e se atrasa 45 minutos todo dia.

Em época de quarentena, veja a Lua essa semana e observe que ela está, aparentemente, cada vez mais longe do Sol. Na terça-feira (31), a Lua entrará na fase crescente. Aprecie o corpo celeste ficando cada vez mais iluminado e entrando em sua fase cheia.

Nos próximos dias, o astro passará por quatro constelações do zodíaco: Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem. Gêmeos é facilmente reconhecido por possuir duas estrelas bem brilhantes perto uma da outra, e ambas estarão próximas da Lua no dia 31.

Registre essa mudança de fases. Faça uma foto da Lua, publique nos stories, nos comentários ou envie por mensagem para o Planetário compartilhar.

https://www.ufrgs.br/planetario/
https://www.facebook.com/planetarioufrgs/

Tags: