UFRGS e a Covid-19

Projeto de extensão da FCE promove ações sobre educação financeira

< Voltar
Sumário
Foto: Jeso Carneiro/BY-NC 2.0

Ajudar a comunidade a organizar as finanças neste período de pandemia é o objetivo de uma série de ações promovidas pelo projeto de extensão “Educação Financeira para todos e para toda vida”, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (FCE). Uma das atividades é um site que reúne dicas e orientações sobre educação financeira. Construída na plataforma Padlet, a página permite que o usuário também compartilhe o conteúdo com outras pessoas.

Coordenadora do projeto de extensão, a professora da FCE Wendy Carraro explica que a ideia é que o site seja um espaço colaborativo, em que qualquer pessoa possa incluir novos conteúdos. Para isso, basta clicar no sinal “+” em qualquer uma das cinco colunas e acrescentar o arquivo, texto ou link desejado. Após a aprovação da moderação do site, o conteúdo ficará disponível. O mural está disposto em cinco colunas: Compartilhe suas Iniciativas, Cards, Reorganização dos Gastos Pessoais e Familiares, Planilhas e Aplicativos Úteis e Dicas para Pequenos Negócios e Geração de Renda. A página foi construída com a colaboração das alunas do curso de Ciências Contábeis da UFRGS Ana Cristina Volff, Aurora Duarte e Miriellen Pereira, que integram o projeto de extensão.

Quem deseja organizar suas finanças pessoais também pode assistir a uma transmissão ao vivo no Instagram que o projeto promove na próxima terça-feira, 28 de abril. Na live, Wendy falará sobre dicas e alternativas para as finanças neste período de Covid-19. A transmissão pode ser acessada a partir das 19h, no Instagram da FCE/UFRGS.

Outra iniciativa é uma pesquisa que busca identificar alternativas e efeitos financeiros que a Covid-19 trouxe para as famílias. A partir dos resultados, a equipe pretende propor ações para apoiar e orientar indivíduos e famílias em relação à educação financeira. A pesquisa pode ser respondida neste link. Para incentivar o engajamento, a equipe doará, para cada questionário respondido, R$ 1,00 para compra de alimentos e material de higiene para os bebês e crianças de abrigos da SOS – Casas de Acolhida de Porto Alegre.

O projeto também está oferecendo auxílio gratuito para pessoas que desejem organizar sua vida financeira. Para isso, basta enviar um e-mail para wendy.carraro@ufrgs.br. O atendimento será feito por estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS, sob orientação da professora Wendy.

A docente destaca a importância da organização das finanças pessoais, especialmente neste momento. “Quem já estava acostumado a controlar suas finanças percebe a diferença, mas para quem não estava, a situação é preocupante e por vezes pode ser desesperadora”, afirma.

Tags: