UFRGS e a Covid-19

Projeto de extensão disponibiliza materiais de educação financeira para professores

< Voltar
Sumário
Foto: Kurt Bauschardt CC BY-SA 2.0

Docentes podem acessar mais de 50 sugestões de atividades para trabalhar o tema com os alunos

Reunir dicas e sugestões de atividades para que professores possam trabalhar educação financeira com os alunos – envolvendo, inclusive, as famílias – é o objetivo de um mural digital elaborado pelo projeto de extensão da UFRGS “Educação Financeira para Todos e para Toda Vida”. Na página, constantemente atualizada pela equipe do projeto, é possível consultar mais de 50 sugestões de tarefas para trabalhar assuntos como conceitos de educação financeira, orçamento pessoal e familiar, moedas e investimentos.

A coordenadora da iniciativa é a professora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS Wendy Haddad Carraro, que conta que os docentes podem acessar no mural conteúdos disponíveis na internet, além de cards e vídeos com dicas. “As atividades sugeridas podem ser trabalhadas de diversas formas, considerando o nível escolar dos alunos, e podem envolver desenhos, elaboração de textos e uso de ferramentas tecnológicas – sempre levando em consideração as diferentes realidades sociais”, afirma. Os professores podem utilizar os conteúdos dispostos no mural no momento do preparo de suas aulas e, também, disponibilizá-los para os alunos e familiares. Além disso, podem ser sugeridas para realização individual ou com as famílias e podem ser propostas por disciplinas específicas ou de forma multidisciplinar. Todo o conteúdo pode ser acessado neste pdf.

Wendy ressalta a importância de se abordar o assunto, afirmando que a educação financeira vai além do ensinamento de como lidar com o dinheiro. Por isso, entre as atividades e conteúdos propostos, também entram tópicos como ética, desigualdade social, solidariedade e meio ambiente. “Dessa forma, além de educados financeiramente, formamos cidadãos com princípios e valores que os acompanharão para toda vida”, pontua.

Outras iniciativas do projeto – O projeto de extensão também oferece à comunidade outras atividades na área da educação financeira. Uma dessas iniciativas é o mural https://padlet.com/wendy_carraro/edufinanceiracovid, que reúne dicas e informações sobre o assunto. A equipe também está presente nas redes sociais, com grupo no Whatsapp, canal no Telegram e uma página no Instagram.

Notícia relacionada:

24/04/20 – Projeto de extensão da FCE promove ações sobre educação financeira

Tags: