UFRGS e a Covid-19

Publicações do Neccult abordam o cenário dos setores da música de das artes cênicas no Brasil

< Voltar
Sumário
Foto: Difusão Cultural UFRGS / Flickr

Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (Neccult) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS divulgou o lançamento recente de dois livros dedicados ao estudo dos Setores Culturais e Criativos (SCC). As publicações Artes cênicas: estudos setoriais e Música: estudos setoriais estão inseridas no contexto do Atlas Econômico da Cultura Brasileira e têm o objetivo de contribuir para a compreensão dos impactos econômicos e dinâmicas específicas dos setores da música e de artes cênicas e espetáculos.

A estrutura dos capítulos de cada um dos livros dessa coleção é a mesma, o que permite uma leitura comparativa sobre os setores, além de estabelecer uma dinâmica de base para o desenvolvimento de futuros estudos. Assim, são apresentadas as especificidades de cada setor a partir de uma única forma de organização.

As produções abordam a caracterização e evolução recente dos setores, a análise da cadeia produtiva, a análise dos impactos econômicos por meio da matriz insumo-produto, a análise do mercado de trabalho e as dinâmicas setoriais pela perspectiva teórica das políticas públicas. Com base em todos esses fatores, os livros enfatizam as novas tendências dos setores e destaca os desafios e oportunidades identificados, comparando a realidade do mercado brasileiro à das melhores práticas e tendências internacionais.

Os estudos estão disponíveis na íntegra e podem ser acessados na página do Neccult. Para obter mais informações, entre em contato pelo e-mail andre.cunha@ufrgs.br.

Tags: