UFRGS e a Covid-19

Repertórios da Quarentena apresenta música para cravo

< Voltar
Sumário

O professor Fernando Rauber inclui o instrumento ainda inédito na série de vídeos da Rádio da Universidade

Foto: Cláu Paranhos/Divulgação

Pianista por formação, o professor Fernando Rauber, do Instituto de Artes, escolheu levar para a série Repertórios da Quarentena um instrumento um pouco menos conhecido: o cravo. O vídeo produzido pelo músico em sua casa, especialmente para o projeto, será publicado nas redes sociais da Rádio da Universidade nesta quinta-feira, 25 de junho, às 17h.

Apesar de possuir um formato semelhante ao do piano de cauda antigo, o cravo pode ser composto por um ou dois teclados, e seu som, bastante peculiar, é produzido por um mecanismo que pinça as cordas. A relação de Fernando Rauber com o instrumento iniciou há poucos anos, mas se aprofundou consideravelmente graças às colaborações que o instrumentista mantém com grupos de música antiga da cidade.

Durante o isolamento social, Fernando tem tido oportunidade de explorar os repertórios barrocos e renascentistas no instrumento, tanto em peças solo quanto na prática de baixo contínuo, aspecto fundamental para compreensão histórica da harmonia na música ocidental. Com os estudos, ele espera poder incorporar novas perspectivas às disciplinas de Harmonia que leciona na Universidade. Para os seguidores da Rádio da Universidade, o músico interpreta “Lamento para a morte de Monsieur Blancrocher”, de Johann Jacob Froberger (1616-1667).

A série Repertórios da Quarentena tem publicado vídeos produzidos por alunos e professores de Música do Instituto de Artes no Facebook, no Instagram e no YouTube da Rádio da Universidade. São duas edições semanais: nas quintas-feiras, às 17h, e aos domingos, às 11h.

Tags: