UFRGS e a Covid-19

SEAD publica materiais de orientação a professores

< Voltar
Sumário

Diante da suspensão de aulas presenciais na UFRGS, entre os dias 16 de março a 5 de abril, e da possibilidade da oferta de aulas com uso de meios e tecnologias digitais, a Secretaria de Educação a Distância (SEAD/UFRGS) elaborou um passo-a-passo com dicas para os professores interessados em utilizar essas tecnologias durante esse período e na sua prática docente.

O material organizado pela secretaria traz informações sobre o uso da plataforma Moodle, incluindo dois cursos online, sendo um sobre configurações da plataforma e outro sobre atividades e recursos. Há, ainda, um hotsite específico chamado Ajuda Moodle. Estão disponibilizadas para a comunidade outras ferramentas de educação a distância: o Rooda, a Sala de Aula Virtual e o Mconf. As orientações também contemplam um curso sobre como produzir vídeos com celular ou tablet, entre outros materiais.

A SEAD reforça que, segundo Portaria 2286 de 17 de março de 2020, as atividades a distância só poderão ser utilizadas com aprovação das comissões de graduação ou de pós-graduação de cada curso ou do Conselho de Colégio de Aplicação. É preciso, ainda, certificar que os alunos tenham acesso à Internet e a equipamentos para acessar às aulas. Mais informações podem ser consultadas pelo atendimento nos contatos disponibilizados no site.