UFRGS e a Covid-19

UFRGS assina convênio com a Prefeitura de Porto Alegre para realizar exames de covid-19

< Voltar
Sumário
Foto: Flávio Dutra

Primeiras amostras foram recebidas nesta quinta-feira, 23. Instituto de Ciências Básicas da Saúde também realiza exames para o governo do Estado

O Instituto de Ciências Básicas da Saúde da UFRGS (ICBS) recebeu nesta quinta-feira, 23, nove amostras enviadas pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre para realizar testes de covid-19. Essa primeira remessa é fruto de um convênio entre UFRGS, Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS) e Prefeitura, assinado na última segunda-feira, 20.

Serão realizados inicialmente até 160 exames por dia, mas, segundo a diretora do ICBS, Ilma Brum da Silva, esse número deve ser ampliado nos próximos dias. O convênio tem a vigência de seis meses e prevê a realização de até 28.800 testes no total. O tipo de exame que o ICBS realiza é o RT-PCR, considerado o padrão-ouro para diagnóstico de covid-19.

Segundo a Prefeitura, os exames estão sendo feitos em pacientes hospitalizados, profissionais de segurança, pessoas com mais de 60 anos, idosos de residenciais geriátricos, indivíduos que apresentam sintomas da doença, e também familiares e colegas de trabalho de pessoas que tiveram o diagnóstico confirmado de covid-19. Nesses casos, é possível procurar a Unidade de Saúde de referência ou as tendas instaladas pelo município para coleta das amostras.

Cooperação com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul – O Instituto realiza desde abril testes de covid-19 em amostras remetidas pelo governo do Estado. O laboratório da UFRGS já executou mais de 5 mil testes na modalidade manual. Nesta semana, um extrator e purificador automático de DNA e RNA – Extracta 96 foi doado para o ICBS pelo Banrisul, o que aumentou a capacidade operacional do laboratório e permitiu a assinatura da cooperação com a Prefeitura.

Os testes são realizados por profissionais que se voluntariaram para atuar no laboratório do ICBS durante a pandemia.

Tags: