UFRGS e a Covid-19

UFRGS e Governo do Estado assinam termo de cooperação para realização de testes de coronavírus

< Voltar
Sumário

Um termo de cooperação que permitirá a realização de testes de coronavírus foi assinado entre o Governo do Estado, a UFRGS e a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) na tarde desta quarta-feira, 8, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). O convênio com o Governo do Estado prevê, inicialmente, a realização de 500 exames ao total, número que pode ser ampliado conforme a demanda.

A princípio, as amostras serão coletadas de profissionais de saúde e, posteriormente, abrangerão também os profissionais da segurança pública. O termo de cooperação prevê que os resultados sejam entregues ao Estado em, no máximo, 24 horas. O convênio é válido por seis meses e pode ser prorrogado.

A diretora do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da UFRGS, Ilma Brum da Silva, explica que a Unidade inicialmente terá capacidade de realizar até 160 exames por dia, de forma manual. Após a chegada de um extrator automático de RNA, poderão ser realizados até 900 testes diariamente.

O governador Eduardo Leite destacou que “para o Estado, é imprescindível sabermos quantas pessoas estão sendo contaminadas, a fim de estabelecermos políticas públicas e avaliarmos a necessidade de compra de equipamentos”. “Trata-se de um laboratório de altíssima qualidade. O Estado seguirá fazendo a coleta de material e poderá encaminhá-lo à universidade”, descreveu a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

O reitor da UFRGS, Rui Oppermann, também presente no ato de assinatura, garantiu o apoio incondicional da Universidade ao Estado, especialmente neste período delicado.

Com informações do Governo do Estado

Tags: