UFRGS e a Covid-19

UFRGS recebe recursos do MEC para 14 ações de combate à Covid-19

< Voltar
Sumário

Termo de Execução Descentralizada destina R$ 4 milhões em atendimento ao Plano de Trabalho proposto pela Universidade

Foto: Flávio Dutra

A mobilização da UFRGS para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 obteve do Ministério da Educação um aporte de R$ 4 milhões por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED 9248) em atendimento ao Plano de Trabalho submetido ao MEC. Os recursos serão executados pela UFRGS em 14 ações já em curso em diferentes unidades da Universidade, com o objetivo de contribuir de forma rápida e efetiva para o combate à pandemia, tendo como eixos o diagnóstico, a proteção à vida e o impacto social.

O reitor Rui Vicente Oppermann salientou que a comunidade universitária está atuando em várias frentes e destaca que as iniciativas têm cunho inovador e emergencial. “Não estamos focados apenas na compra de equipamentos de proteção individual ou de insumos para desinfecção dos ambientes. A UFRGS está colocando suas competências em ensino, pesquisa e extensão a serviço da sociedade e contribuindo para o desenvolvimento da ciência”, afirma.

O conjunto de ações abrange a produção de insumos para diagnóstico de detecção de infecção por coronavírus e realização de testes diagnósticos; desenvolvimento e produção de equipamentos de proteção individual, de protótipos de ventiladores pulmonares para tratamento intensivo e de insumos para esterilização e contenção da disseminação viral; e a confecção e distribuição aos hospitais de pranchas de comunicação interpessoal alternativa, entre outras iniciativas. Confira abaixo a relação completa das ações contempladas.

  1. Desenvolvimento de insumos e realização de testes diagnósticos por parte do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) e Centro de Biotecnologia (CBIOT)
  2. Insumos para o teste molecular do coronavírus
  3. Desenvolvimento e estabelecimento de parâmetros de desinfecção para reutilização de EPIs durante a pandemia de Covid-19
  4. Robô para desinfecção de ambientes por UV e gerador de ozônio
  5. Desenvolvimento de um ventilador pulmonar de baixo custo
  6. Desenvolvimento de ventiladores mecânicos para UTI – Covid-19
  7. Fabricação de protetores faciais
  8. Pranchas de comunicação interpessoal alternativa para hospitais
  9. Produção de álcool gel na UFRGS
  10. Rede de Solidariedade com e pela comunidade contra a Covid-19: SOLICOM UFRGS
  11. Desinfetantes com diferentes ações residuais para combate à Covid-19
  12. POC – MONITORAMENTO: testes piloto com uso de drone para avaliar as potencialidades de monitoramento de aglomerações e da condição de comunidades vulneráveis
  13. Proteção ao ambiente da comunidade UFRGS
  14. Impressão 3D de equipamentos médicos de alta precisão

Confira a edição desta sexta-feira, 29 de maio, do programa Diálogos, da Rádio da Universidade, que fala sobre os recursos. Participam do programa o reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, a vice-reitora da Universidade, Jane Tutikian, e a assessora da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) Jussara Musse:

Tags: