Na semana de 27 a 31 de maio, os servidores Leonardo Meurer e Gabriel Hahn, do Departamento de Sistemas de Informação da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estiveram no CPD da UFRGS para iniciar uma parceria que busca oferecer para a comunidade o Sistema de Ponto Eletrônico Livre (SPELL).

Uma primeira versão do SPELL, que foi criada em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) já está disponível no GitHub, mas não contempla as diversas funcionalidades do sistema de ponto que foram desenvolvidas na UFRGS nos últimos 3 anos. O objetivo da nova parceria é criar uma segunda versão com as novas funcionalidades contempladas e de forma modular, possibilitando um desenvolvimento colaborativo no futuro, não somente entre a UFSC e a UFRGS, mas entre todos que quiserem utilizar o sistema e colaborar no seu desenvolvimento.

O SPELL está e estará disponível sem custo algum para aqueles que quiserem utilizá-lo e oferecerá uma alternativa a outros softwares de registro e controle eletrônico de frequência que não atendem às particularidades inerentes ao trabalho em uma Universidade.