Estágio Probatório

Instrução de processos de Estágio Probatório Docente:

 

O docente deve:

  • Formalizar ao departamento as atividades a serem desenvolvidas através de um Plano de Trabalho para os 18 primeiros meses, incluindo a participação obrigatória nos primeiros 12 meses no PAAP (Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico);
  • Apresentar Relatório Parcial para acompanhamento e apreciação, ao final dos primeiros 18 meses;
  • Formalizar ao departamento as atividades a serem desenvolvidas através de um Plano de Trabalho para os 18 últimos meses;
  • Apresentar Relatório Final para acompanhamento e apreciação, ao término do 30° mês;
  • Inserir cópia do RAD referente ao período do estágio probatório (todo período em um único documento);
  • Anexar o Comprovante de conclusão do PAAP (Portal do Servidor), caso a carga horária não conste no RAD;
    • O docente deverá registrar em seus dois Planos de Trabalho (primeiros 18 meses e últimos 18 meses) a carga horária que utilizará no curso e lançar no “RESUMO FINAL ESTÁGIO PROBATÓRIO DOCENTE” do sistema SEI ao concluir o Estágio Probatório. A emissão do comprovante referente à frequência e conclusão deverá ser acessado através do Portal do servidor > Informações Pessoais > Capacitação.
      • *****  ATENÇÃO: Informamos que o Gabinete do Reitor não aceita o formato gerado pelo sistema da UFRGS nem em “print screen”, de modo que o docente deverá gerar o PDF em modo de impressão ou imprimir diretamente do navegador e inserir no processo no formato PDF.
  • Anexar cópia da Avaliação do Docente pelo Discente referente aos primeiros e aos últimos 18 meses (por semestre);
  • Inserir o Resumo Final de Atividades do Estágio Probatório.

 

O Departamento deve:

  • Designar um docente para acompanhamento das atividades do docente estagiário através de documento (portaria,ofício, etc.);
  • Aprovar o plano de trabalho relativo aos 18 primeiros meses através de documento (ata de reunião do Colegiado do Departamento); ***** Indicar a linha do documento ou marcar o texto onde se encontra a aprovação
  • Designar a Comissão de Avaliação Parcial;
  • Anexar parecer da Comissão de Avaliação sobre o Relatório Parcial;
  • Aprovar o plano de trabalho relativo aos 18 últimos meses através de documento (ata de reunião do Colegiado do Departamento); ***** Indicar a linha do documento ou marcar o texto onde se encontra a aprovação
  • Designar a Comissão de Avaliação Final;
  • Anexar parecer da Comissão de Avaliação sobre o Relatório Final;
  • Anexar a Ata da reunião do Departamento aprovando o relatório final do estágio probatório. ***** Indicar a linha do documento ou marcar o texto onde se encontra a aprovação.

 

Unidade deve:

  • Anexar a Ata da reunião do Conselho homologando a aprovação do Relatório Final do Estágio Probatório; ***** Indicar a linha do documento ou marcar o texto onde se encontra a aprovação;
  • Anexar documento “CPPD – Lista docs do estágio probatório” –  documento interno SEI – assinado pela Direção de Unidade ou Chefia de Departamento ou Secretaria de Unidade ou Gerência Administrativa;
  • Encaminhar o processo à CPPD aos 32 meses.

  • Documentos para instruir o processo:
    • Documento de designação do(a) tutor(a) pela chefia do Departamento ou Colegiado;
    • Plano de Trabalho relativo aos Primeiros 18 meses, detalhado por semestre;
    • Documento de aprovação do Plano de Trabalho dos Primeiros 18 meses (Ata do Colegiado); ***** Indicar a linha do documento ou marcar o texto onde se encontra a aprovação
    • Cópia do RAD referente ao período do estágio probatório (todo período em um único documento);
    • Certificado de frequência do PAAP (emissão através Portal do Servidor UFRGS);
    • Relatório Parcial, detalhado por semestre;
    • Documento de aprovação de eventuais alterações no Plano de Trabalho dos Primeiros 18 meses (Ata Colegiado); ***** Indicar a linha do documento ou marcar o texto onde se encontra a aprovação
    • Documento de designação da Comissão de Avaliação Parcial – Chefia do Departamento/Colegiado;
    • Parecer da Comissão de Avaliação Parcial – Primeiros 18 meses;
    • Cópia da Avaliação Docente pelo Discente referente aos Primeiros 18 meses (por semestre);
    • Plano de Trabalho relativo aos Últimos 18 meses, detalhado por semestre;
    • Documento de aprovação do Plano de Trabalho dos Últimos 18 meses (Ata do Colegiado); ***** Indicar a linha do documento ou marcar o texto onde se encontra a aprovação
    • Relatório Final, detalhado por semestre;
    • Documento de aprovação de eventuais alterações no Plano de Trabalho dos Últimos 18 meses (Ata Colegiado); ***** Indicar a linha do documento ou marcar o texto onde se encontra a aprovação
    • Documento de designação de Comissão de Avaliação Final – Chefia do Departamento/Colegiado;
    • Parecer da Comissão de Avaliação Final;
    • Cópia da Avaliação Docente pelo Discente referente aos Últimos 18 meses (por semestre);
    • Cópia da Ata do Colegiado de Aprovação do Relatório Final; ***** Indicar a linha do documento ou marcar o texto onde se encontra a aprovação
    • Cópia da Ata do Conselho homologando a aprovação do Colegiado; ***** Indicar a linha do documento ou marcar o texto onde se encontra a aprovação
    • Resumo Final de Atividades do Estágio Probatório assinado pelo tutor;
    • Documento CPPD – Lista docs do estágio probatório – assinado pela Direção de Unidade ou Chefia de Departamento ou Secretaria de Unidade ou Gerência Administrativa.

 

Documentos:

Decisão nº 224/2000 – CONSUN

Resolução nº 01/94 do COCEP – Obrigatoriedade do PAAP

Instrução Normativa nº 04/2014 PROGRAD – Sobre Carga Horária PAAP

Decisão nº 389/2009 CONSUN – Sobre atividades EAD em Estágio Probatório