Conferências UFRGS 2017

Desafios da Educação Superior na América Latina – 100 Anos da Reforma de Córdoba

Educação Superior é bem público, direito humano e responsabilidade social do Estado. Elemento fundamental para a conquista da cidadania, motor do desenvolvimento humano sustentável e elemento de integração regional e internacional. As instituições de ensino superior vêm atuando na ampliação do acesso, da diversidade e da inter-relação com os outros níveis de ensino para atender aos enormes desafios sociais presentes nos países da América Latina e do Caribe.

Entre os dias 11 e 15 de junho de 2018 será realizada a Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe 2018 – CRES 2018, na Universidade Nacional de Córdoba, berço da Reforma do ano 1918, movimento que influenciou de forma decisiva o desenvolvimento do ensino superior na região. Organizada pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC) Unesco, pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), pelo Conselho Interuniversitário Nacional da Argentina e pela Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério da Educação e do Esporte da Argentina, a Conferência reunirá reitores, dirigentes, acadêmicos, estudantes e representantes da sociedade com o objetivo de refletir sobre a Educação Superior na região e de traçar um plano de ação para a próxima década.

Com o propósito de fomentar a discussão no âmbito da comunidade universitária e de contribuir institucionalmente para a construção da agenda preparatória dos países da América latina e do Caribe para a próxima Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizará a edição 2017 do ciclo “Conferências UFRGS”. As palestras iniciam no dia 16 de agosto, às 19h, com a conferência do reitor Rui Vicente Oppermann, que vai abordar o tema Papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe. Os encontros têm a proposta de refletir sobre os sete eixos temáticos definidos para a Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe (CRES 2018) e ocorrem no Salão de Festas da Reitoria (Av. Paulo Gama, 110 – 2º andar).

Os interessados em participar das atividades devem preencher o formulário de inscrições.

Carlos Alexandre Netto – curador