Hidráulica

OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de raciocinar e se expressar em linguagem técnica padronizada, resolvendo problemas de caráter aplicado em hidráulica. Deverá ser habilitado para promover o uso dos recursos hídricos, através de sua acumulação e distribuição por canais e tubulações, utilizando ou não bombas hidráulicas. Deverá ser capaz de entender os mecanismos da conservação de massa e de energia em um escoamento. Deverá ser capaz de entender a relação entre as características das estruturas hidráulicas e seu reflexo no escoamento. Deverá ser capaz de determinar as características das estrutura hidráulicas, como os coeficientes de correção e de rugosidade. Deverá ser capaz de instalar bombas centrífugas e de promover seu bom funcionamento e manutenção.

SÚMULA: Sistemas de unidades correntes: medida física, unidades de medida, sistemas usuais de medida. Conceitos fundamentais associados a fluidos: propriedades dos fluidos, peso e massa específicos, viscosidade, compressibilidade, pressão de vapor, tensão superficial e capilaridade, medidas de propriedades físicas. Hidrostática: definição de pressão e empuxo, equação fundamental da estática dos fluidos, variação da pressão em fluido de densidade constante, manometria, empuxo sobre superfícies e volumes, noções de estabilidade de corpos flutuantes. Hidrodinâmica: conceito de vazão e velocidade média, equação da continuidade, soma de Bernoulli, quantidade de movimento. Condutos sob pressão: conceito de perda de carga. Cálculo de perda de carga linear: fórmula de Darcy-Weisbach, fórmulas empíricas, cálculo da perda de carga singular: método dos coeficientes de perda, método dos comprimentos equivalentes. Máquinas hidráulicas: conceito de potência da corrente líquida, definição e classificação das máquinas hidráulicas, rendimento. Bombas centrífugas: tipos, características, cálculo de um sistema simples de recalque, condições de sucção: curvas características, curvas de estrangulação – ponto de funcionamento, curva de potências, variação das curvas, seleção de bombas, determinação do ponto de funcionamento. Elementos para aquisição de uma bomba centrífuga. Esquema característico de uma instalação de recalque. Instalação das bombas: manutenção, identificação das falhas mais comuns. Orifícios, bocais, vertedores e medidores de vazão: vertedores retangulares e triangulares, bocais e orifícios, medidores venturi e diafragma. Canais: definições e nomenclatura, equações de perda de carga em canais, cálculo do movimento uniforme em canais abertos, cálculo do movimento uniforme em canais de perímetros fechados (seção plena e parcialmente cheias), dimensionamento elementar de uma seção de canal em regime permanente.

BIBLIOGRAFIA:

HIDRÁULICA:

AZEVEDO NETO, J. Manual de Hidráulica. São Paulo, Nobel, , 2v.

BABBIT, H., DOLAND, J. CLEASBY, J. Abastecimento de água. Edgard Blücher – EDUSP, São Paulo.

PORTO, R. M. 2006. Hidráulica Básica. EDUSP – Editora da Universidade de São Paulo. ISBN 10: 85-765-6084-4. ISBN 13: 978-85-765-6084-5. 519 pp.

BERNARDO, Salassier.   1984. Manual de irrigação. Imprensa Universitária UFMG, Belo Horizonte.

NEVES, E. T. 1975. Curso de Hidráulica. Globo, Porto Alegre.

QUINTELA, A. 1998. Hidráulica Geral. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

SILVESTRE, P. 1979. Hidráulica Geral. Livros Técnicos e Científicos, São Paulo.

SOUZA, Hiran. 1983. Hidráulica. Protec, São Paulo.

VIANA, M. 1993. Mecânica dos fluidos para engenheiros civis. Instituto de Engenharia Aplicada Editora, Belo Horizonte.

WIENDL, W. 1973. Tubulações para água. CETESB, São Paulo.

Deixe uma resposta