Informática

INFORMÁTICA

OBJETIVO: Transmitir ao aluno informações e conceitos básicos sobre informática, tipos, componentes e funcionalidade do computador e a utilização de programas aplicativos no âmbito dos recursos hídricos.

Pretende-se que, com os conteúdos ministrados, ao final do curso, os alunos sejam capazes de:

– compreender a lógica operacional dos micro-computadores

– utilizar aplicativos correntes na área de apoio técnico

– ter autonomia para explorar aplicativos semelhantes

SÚMULA: conhecimentos básicos sobre informática, tipos, componentes e funcionalidade do computador. Noção de sistema operacional, conceitos básicos. Processador de texto. Planilha eletrônica. Aplicativos destinados à interpolação e geração de curvas de iso-valores e operação com mapas.

Esta disciplina procura elencar conteúdos de conhecimentos gerais e aplicados na área de informática, necessários ao Técnico em Hidrologia para execução de trabalhos que possam ter os recursos computacionais como instrumento para uma melhor elaboração de tais tarefas.

Para tanto é necessário que o Técnico tenha uma visão geral do Sistema Operacional, para poder entender como se exerce a relação usuário-computador através de seus principais comandos .

O ambiente Windows foi criado para permitir uma interação gráfica mais amigável com o usuário e possibilitar melhores recursos gráficos para os drives de vídeo e impressão, tornando o uso do computador mais produtivo e racional, otimizando os trabalhos. Por isso, a necessidade de se ter um conhecimento do funcionamento deste ambiente assim como dos programas que o compõem.

Dentro do ambiente Windows se desenvolvem e rodam diversos Softwares de grande importância pela aplicabilidade dos seus recursos na área de abrangência do Técnico em Hidrologia tais como: Processador de Texto – Word, Planilha Eletrônica – Excel e o conhecido Surfer, de grande ajuda nas áreas de Topografia, Cartografia, Geodesia e todo tipo de interpolação de dados e geração de curvas de tendência.

 

 

BIBLIOGRAFIA:

  • Treinamento rápido em DOS 5.0

Joice Cox – Kjell Swedin, Referência: IPH 681.3 \ C877t

  • IBM PC, o que o manual não ensina

Editora Campus, Referência: IPH 681.3 \ B747i

  • IBM PC e seus compatíveis, Dicas e Truques

James E. Kelly, Referência: IPH 681.3 \ K29i

  • Microsoft MS-DOS (manual)

Microsoft Corp., Referência: IPH 681.3 \ M626

  • Word for Windows (manual do usuário) V.2

Elaine J. Marmel, Referência: IPH 681.3 \ MC44

  • Microsoft Excel for Windows V.3

Ralph Soucie, Referência: IPH 681.3 \ MC43

  • Surfer (reference manual)

Golden Software, INC., Referência: IPH 681.3 \ MC02

  • Apostilas da Disciplina

 

Deixe uma resposta