Irrigação e Drenagem

OBJETIVOS: o objetivo dessa disciplina é capacitar os alunos a compreender, medir e ou estimar as propriedades físico-hídricas do solo, de interesse para a irrigação, drenagem, conservação do solo e hidrologia, além de introduzir o aluno as práticas de irrigação.

SÚMULA: A característica desta disciplina induz a divisão da mesma em dois módulos distintos: o primeiro será dedicado à física do solo e o segundo a irrigação e drenagem. Características físicas do solo (textura, densidade ou massa específica do solo, porosidade) características hídricas do solo (umidade, infiltração, curva de retenção de água no solo, condutividade hidráulica saturada), introdução a irrigação, métodos de irrigação, cálculo de dose e turno de irrigação, irrigação por aspersão, características dos aspersores, seleção dos aspersores para um projeto de irrigação.

BIBLIOGRAFIA:

  • CAUDURO, F.A. e DORFMAN, R. Análises e Ensaios de Laboratório e de Campo para Irrigação e Drenagem. IPH/PRONI.
  • GOMES, P.H. 1997. Engenharia de Irrigação-Hidráulica dos sistemas pressurizados: aspersão e gotejamento. Ed. Universidade Federal da Paraíba. 2a ed., 390p.
  • DAKER, A. A l970. A água na agricultura. Rio de Janeiro, Freitas Bastos, 3 v.
  • BERNARDO, S. l982. Manual de Irrigação. Viçosa. Imprensa Universitária da UFV. 463p.
  • BELTRAME, L.F., LOUZADA, J.A.S. 1996. Caracterização físico-hídrica dos solos formadores da várzea arrozeira do Rio Grande do Sul. Série Recursos Hídricos v. 32, ed. Instituto de Pesquisas Hidráulicas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 30.

Deixe uma resposta