Topografia e Batimetria II

 

OBJETIVOS

Aprender os conceitos de topografia clássica e prática de campo em levantamentos planimétricos, altimétricos e taqueométricos. Apresentar as novas tecnologias de levantamentos topográficos aplicados aos levantamentos hidrográficos.

SÚMULA

Planimetria: Parte básica com utilização de teodolitos mecânicos e eletrônicos. Uso de bússolas, trenas, balizas. Verificação de erros de instrumento e procedimentos para ajustamento. Aferição de teodolito mecânico.

Altimetria: Uso de níveis topográficos mecânicos e automáticos. Métodos de nivelamento, verificação e controle de erros. Uso de miras de diversos modelos. Verificação e aferição de nível topográfico mecânico. Plotagem e interpolação de curvas de nível por processo matemático e com uso de programas específicos em computador.

Planialtimetria: Utilização de equipamentos mecânicos e eletrônicos tais como: Teodolitos de grande precisão, Estações totais, Posicionadores via satélite (GPS) Ecobatímetros pontuais e graficadores. Uso da Taqueometria para levantamentos expeditos. Uso de equipamento convencional para levantamentos hidrográficos (vara de sondagem, guinchos hidrométricos, lastros etc..). Uso de equipamentos eletrônicos para levantamentos hidrográficos com apoio de embarcação a motor. Aplicação de métodos de levantamentos para cursos d’água.

Aulas práticas de campo: Levantamento de perfis transversais, transporte de cota altimétrica, determinação de coordenadas de marcos, lançamento de poligonais de serviço fechada ou aberta. Levantamento planialtimétrico de corpos d’água tais como trechos de rio ou açudes. Trabalhos de escritório com o processamento dos dados de campo com uso de programas tipo CAD.

BIBLIOGRAFIA:

Curso de Topografia – Lelis Spartel

Topografia – Celso Cardão

Topografia para estudantes de arquitetura, eng. e geologia – Diego Alfonso Erba

PÁGINA DO ALUNO:

Clique aqui para acessar a página do aluno com o material da disciplina (acesso com senha)

Deixe uma resposta