Inscrições 2017

Informações Gerais

O ingresso no CURSO TÉCNICO EM HIDROLOGIA exige que o candidato seja portador de certificado de conclusão do ensino médio. A seleção é composta de um teste básico de conhecimentos e de uma entrevista.

Em face de habilidades específicas exigidas pelo curso e pela carreira de hidrotécnico, a seleção inclui uma avaliação de aptidão com caráter eliminatório durante a entrevista.

O estágio obrigatório poderá ser realizado em empresa pública ou privada que atue na área de recursos hídricos e/ou meio ambiente, desde que conte com orientação técnica qualificada. Em caso de dificuldades ou impossibilidades de qualquer natureza, esse estágio poderá ser realizado dentro das áreas de atuação do IPH, inclusive sem a obrigatoriedade de remuneração.

 

Documentos Processo Seletivo 2017/01

Edital de Isenção da Taxa de Inscrição

Candidatos aprovados na isenção da taxa de inscrição

Edital do Processo Seletivo

Prorrogação das Inscrições até o dia 12/01 às 17h

Lista preliminar de candidatos inscritos no Processo Seletivo (inscritos e pagos até dia 03/01)

Lista final de candidatos inscritos no Processo Seletivo

Lista dos candidatos aprovados para realização da entrevista

Lista dos candidatos aprovados no Processo Seletivo para ingresso em 2017

 

Inscrição no Processo Seletivo

Para fazer a inscrição no processo seletivo do CTH é necessário o pagamento de uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$20,00 preenchida conforme as instruções de preenchimento do edital de seleção, ou ter sido selecionado como isento do pagamento da taxa de inscrição no edital de isenção específico. Após o pagamento da GRU deve ser preenchido o formulário de inscrição online. A lista dos candidatos com as inscrições confirmadas é disponibilizada aqui na página do CTH conforme o calendário das inscrições.

Guia de Recolhimento da União (instruções para preenchimento)

Ficha de Inscrição (somente preencher após o pagamento da GRU)

 

Informações da Política de Ações Afirmativas

Adequando-se a Lei Federal 12.711/ 2012, que dispõe sobre o ingresso nas Universidades Federais e nas Instituições de Ensino Técnico de Nível Médio, regulamentada pelo Decreto 7.824/2012, e pela Portaria Normativa nº 18/2012, do Ministério da Educação, Decisão 268/2012 do Conselho Universitário da UFRGS e demais legislações vigentes. A ocupação das vagas oferecidas para o curso dar-se-á em dois sistemas de ingresso:

a) por Acesso Universal; e

b) por Acesso Universal e Reserva de Vagas.

Todo candidato estará concorrendo por Acesso Universal.

O candidato que desejar concorrer também às vagas destinadas ao sistema de ingresso por Reserva de Vagas deverá assinalar sua opção no ato da inscrição no processo seletivo para o CTH. Neste caso, o candidato deverá assinalar uma das quatro modalidades a seguir:

  • a) Egresso do Sistema Público de Ensino Médio Brasileiro com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita – Modalidade L1
  • b) Egresso do Sistema Público de Ensino Médio Brasileiro com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena – Modalidade L2
  • c) Egresso do Sistema Público de Ensino Médio Brasileiro com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita – Modalidade L3
  • d) Egresso do Sistema Público de Ensino Médio Brasileiro com renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena – Modalidade L4.

Documentos para download (Declaração do produtor rural; Declaração de dados da empresa; Declaração de Rendimentos Mensais Médios; Declaração de não percepção de rendimentos; Formulário de Isento; Formulário de Autorização para Extração do CNIS; Declaração de Bens e Direitos; Formulário Socioeconômico; entre outros)

 

Período de Matrícula

As matrículas serão realizadas entre os dias 24/01/2017 e 01/02/2017 presencialmente na secretaria de ensino do IPH, sempre entre às 14h e 17h.

Os candidatos aprovados deverão apresentar os seguintes documentos no período de matrícula na Secretaria do Curso:

  • 01 foto 3x4cm atualizada;
  • Cópia simples do histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou atestado equivalente (acompanhada do documento original) ou cópia autenticada em cartório.
  • Cópia simples da Carteira de Identidade (acompanhada do documento original).
  • Comprovação de renda, para os candidatos optantes pelo sistema de ingresso por Reserva de Vagas – Modalidades L1 e L2.
    Observação importante: Os menores de 18 anos devem comparecer acompanhados por um dos pais ou responsável legal.

Informações na Secretaria do Curso Técnico em Hidrologia, Instituto de Pesquisas Hidráulicas/UFRGS Contato: Michele Soares Endereço: Av. Bento Gonçalves, 9.500, Setor 5, Campus do Vale, Caixa Postal 15029 CEP 91501-970, Porto Alegre – RS. Telefones: (51) 3308-6659. Endereço eletrônico: www.ufrgs.br/cth-iph/. E-mail: cth@iph.ufrgs.br

 

Documentação para a Matrícula

  • 01 foto 3x4cm atualizada;
  • Cópia simples do histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou atestado equivalente (acompanhada do documento original) ou cópia autenticada em cartório.
  • Cópia simples da Carteira de Identidade (acompanhada do documento original).
  • Comprovação de renda, para os candidatos optantes pelo sistema de ingresso por Reserva de Vagas – Modalidades L1 e L2.
    Observação importante: Os menores de 18 anos devem comparecer acompanhados por um dos pais ou responsável legal.

 

Provas Anteriores

Prova Ingresso 2015

2 respostas para Inscrições 2017

  1. Pingback: Curso Gratuito De Hidrologia Hidrotécnico Na UFRGS Porto Alegre » Cursos Abertos Gratuitos 2016-2017

  2. Pingback: UFRGS tem inscrições abertas para curso técnico gratuito – Viraw

Deixe uma resposta