Sala Redenção apresenta mostra “Tramas e Tramoias”

Cinema | Programação reúne dezesseis produções, de diferentes países, e fica em cartaz até 20 de maio

Foto: Subterrânea 2020

A mostra “Tramas e Tramoias”, organizada pela Sala Redenção, traz uma seleção de filmes que vão do thriller estadunidense a produções locais, passando pelo cinema ensaístico e mergulhando em imagens que instigam a incerteza e a vontade de desvendar maquinações que movem secretamente as narrativas.

São onze longas e cinco curtas-metragens, produzidos no Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha, na Inglaterra, na França e na Itália. Entre os destaques, estão “Um é Pouco, Dois é Bom”, de Odilon Lopez, pioneiro do cinema negro brasileiro, e os curtas da diretora francesa Chloé Galibert-Laîne, “Assistindo à Dor dos Outros” e “Forensickness”, que exploram as telas dos computadores para compor uma narrativa de investigação. A sessão do dia 12 será seguida de debate com Marina Stein, estudante de Letras da UFRGS com ênfase em francês e participante do Cineclube Academia das Musas.

Forensickness 2018

Outra sessão com um momento aberto ao diálogo, desta vez com participação dos diretores, ocorre no dia 18, que reúne os curtas gaúchos “Ângelo Anda Sumido” (1997), de Jorge Furtado; “Peixe Vermelho” (2009), de Andreia Vigo; e “Teia Engole Aranha” (2015), de Camila Albrecht e Takeo Ito.

O ciclo inclui ainda diversos clássicos do cinema, como “Blow-Up: Depois Daquele Beijo”, “Um Tiro na Noite”, “Maratona da Morte” e “Marca da Maldade”, além de importantes filmes recentes, como “Vício Inerente”, “Subterrânea” e “Em Trânsito”, disponibilizado pelo Goethe-Institut Porto Alegre. Já a sessão de “O Homem do Rio” é possibilitada pela Aliança Francesa de Porto Alegre. 

Blow-up 1966

As sessões são todas gratuitas e ocorrem de segunda a sexta-feira, às 15h e às 19h. A Sala Redenção está localizada no Câmpus Centro da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333). 

Touch of evil 1958

PROGRAMAÇÃO
Blow-Up: Depois Daquele Beijo
(Blow-Up | dir. Michelangelo Antonioni | Inglaterra | 1966 | 111 min)
Um fotógrafo de moda de Londres decide fotografar um casal misterioso em um parque. Quando revela os negativos, acredita ter fotografado um assassinato.
13 de maio | sexta-feira | 19h

Um Tiro na Noite
(Blow Out | dir. Brian de Palma | EUA | 1981 | 108 min)
Um sonoplasta grava um disparo comprometedor e acaba se tornando alvo do assassino de um candidato a presidente.
16 de maio | segunda-feira | 15h

Marca da Maldade
(Touch of Evil | dir. Orson Welles | EUA | 1958 | 95 min)
Ao investigar um assassinato, um chefe de polícia mexicano em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México entra em choque com um corrupto detetive estadunidense que utiliza qualquer meio para deter o poder.
17 de maio | terça-feira | 19h

O Homem do Rio
(L’Homme de Rio | dir. Philippe de Broca | França/Itália | 1964 | 120 min)
Após o desaparecimento de uma estatueta inca e o sequestro de sua noiva, um piloto viaja ao Rio de Janeiro atrás dos criminosos.
12 de maio | quinta-feira | 15h

Corra
(Get Out | dir. Jordan Peele | EUA | 2017 | 104 min)
Um jovem fotógrafo descobre um segredo sombrio quando conhece os pais aparentemente amigáveis da sua namorada.
09 de maio | segunda-feira | 15h
20 de maio | sexta-feira | 19h

Um é Pouco, Dois é Bom (Vida Nova Por Acaso)
(dir. Odilon Lopez | Brasil | 1970 | 48 min)
Dois ladrões recém-libertos da prisão envolvem-se em peripécias malsucedidas em busca de reconhecimento por parte da sociedade gaúcha.
20 de maio | sexta-feira | 15h

Maratona da Morte
(Marathon Man | dir. John Schlesinger | EUA | 1976 | 125 min)
Um tranquilo universitário e maratonista acaba se envolvendo em uma complicada trama mortal com um fugitivo nazista.
05 de maio | quinta-feira | 15h
19 de maio | quinta-feira | 19h

Em Trânsito
(Transit | dir. Christian Petzold | Alemanha | 2018 | 101 min)
Após Paris ser invadida, um refugiado alemão foge para Marselha assumindo a identidade de um escritor falecido. Lá conhece a esposa desse escritor.
05 de maio | quinta-feira | 19h
10 de maio | terça-feira | 15h

Vício Inerente
(Inherent Vice | dir. Paul Thomas Anderson | EUA | 2014 | 149 min)
Na Califórnia, um detetive particular recebe a visita de sua ex-namorada, que pede ajuda para encontrar seu amante, um bilionário do mercado imobiliário, que desapareceu misteriosamente.
06 de maio | sexta-feira | 15h
16 de maio | segunda-feira | 19h

O Vingador do Futuro
(Total Recall | dir. Paul Verhoeven | EUA | 1990 | 113 min)
Em 2084, um operário recorre a um implante de memória para simular uma viagem a Marte, mas algo sai errado e ele começa a se lembrar de quem realmente é e de fatos que até então desconhecia.
06 de maio | sexta-feira | 19h
13 de maio | sexta-feira | 15h
17 de maio | terça-feira | 15h

Sessão de Curtas Delirantes Gaúchos
Ângelo Anda Sumido
(dir. Jorge Furtado | Brasil | 1997 | 17 min)
Dois amigos se encontram por acaso e combinam de sair para jantar, mas o encontro acaba se transformando em uma tentativa quase impossível de atravessar os obstáculos que encontram pela cidade.
Peixe Vermelho
(dir. Andreia Vigo | Brasil | 2009 | 14 min)
Em uma estranha noite, um rapaz desaparece após comer um peixe vermelho e a lucidez de sua namorada começa a ser testada, já que ela não sabe se ele foi sequestrado, levado por uma força misteriosa ou se tudo não passa de um sonho.
Teia Engole Aranha
(dir. Camila Albrecht e Takeo Ito | Brasil | 2015 | 17 min)
Um caleidoscópio dotado de consciência reflete os tempos contemporâneos com suas contradições, surrealidades e artificialidades. Por fim, propõe uma solução simples vista a olho nu: a comunhão com a natureza.
11 de maio | quarta-feira | 15h
18 de maio | quarta-feira | 19h – Sessão seguida por debate com os diretores

Subterrânea
(dir. Pedro Urano | Brasil | 2021 | 83 min)
Um estudante universitário e sua professora descobrem vazamentos de água no Rio de Janeiro e passam a investigar a fundação da cidade e como sua origem se relaciona com um tesouro enterrado perdido no ambiente urbano.
11 de maio | quarta-feira | 19h
18 de maio | quarta-feira | 15h

Sessão de Curtas de Chloé Galibert-Laîne
Assistindo a Dor dos Outros
(Watching The Pain of Others | dir. Chloé Galibert-Laîné | 2018 | 31 min)
Uma pesquisadora investiga o universo desconfortável das teorias de conspiração na internet enquanto tenta entender sua fascinação pelo filme  “A Dor dos Outros”, de Penny Lane.
Forensickness
(dir. Chloé Galibert-Laîné | França | 2020 | 40 min)
Pesquisadora mergulha em um arquivo gigantesco de mídias produzidas sobre o atentado à Maratona de Boston, em 2013, a fim de analisar o curta-metragem “Watching the Detectives”, de Chris Kennedy. 
12 de maio | quinta-feira | 19h – Sessão seguida por debate com Marina Stein (Cineclube Academia das Musas)
19 de maio | quinta-feira | 15h

PROTOCOLOS:
A Sala Redenção convida seu público a seguir as seguintes orientações:
– é obrigatório o uso de máscara durante todo o período de permanência no espaço. São recomendadas as do tipo N-95/PFF2 sem filtro e cirúrgicas. Importante: as máscaras devem ser usadas corretamente, cobrindo o nariz e a boca;
– solicitamos a apresentação do comprovante físico ou virtual de vacinação contra a COVID-19;
– mantenha as mãos higienizadas. Disponibilizamos álcool em gel;
– respeite o distanciamento social e ocupe os assentos conforme sinalização;
– não é permitido consumir alimentos e bebidas durante a sessão;
– as atividades têm lotação limitada, como forma de garantir maior segurança.