Apresentação

Este curso de extensão tem objetivo afirmar a importância da liberdade de cátedra e da autonomia universitária, em apoio ao professor Luis Felipe Miguel da Universidade de Brasília e, também, promover a reflexão e a produção de conhecimento sobre este processo.
A destituição da Presidenta Dilma Rousseff tem sido apontada por inúmeros pesquisadores das áreas jurídicas e políticas como um golpe parlamentar-jurídico-midiático, uma vez que teria envolvido uma soma de esforços  conjuntos entre setores do Judiciário, do Congresso Nacional e da mídia de grande circulação no país. As análises realizadas, contudo, são parciais (setoriais) e dizem respeito a apenas determinadas dimensões do fenômeno.
Os fatos que se seguiram permitem levantar a hipótese de um processo no qual o chamado impeachment foi apenas uma de suas fases. Reformas impopulares, desregulamentação do território brasileiro e de suas políticas públicas, além da radicalização político-institucional e arbitrariedades jurídicas, podem constituir fases suas seguintes.
Para conferir consistência em torno desse debate, propomos um curso de extensão aos moldes daqueles criados em diversas universidades brasileiras, no intuito de agregar distintas visões sobre o tema por um viés crítico. Acreditamos que a diversidade de abordagens e campos do conhecimento pode contribuir para uma análise complexa do processo em questão, fundamental para o aprofundamento de um debate acadêmico que ofereça elementos para a formação de uma opinião pública responsável.
Horário
As palestras serão realizadas das 19:00h as 20:30h, com duração de 40 minutos. O restante do tempo será destinado ao debate.
Locais
1) Sindicato dos Bancários de Osório e do Litoral Norte/RS
R. Barão do Rio Branco, 0001 – Centro, Osório – RS
2) Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Campus Litoral Norte
Km 92, RS-030, 11.700, Tramandaí – RS
3) Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Osório
R. Santos Dumont, 2127 – Albatroz, Osório – RS
Inscrições
As inscrições serão realizadas no local a partir das 18:30h.
Certificados
Os certificados serão fornecidos pelas instituições organizadoras.