pato

O DAECA

O Diretório Acadêmico de Economia Contábeis e Atuariais da UFRGS é o espaço onde os estudantes se encontram para conversar e jogar sinuca, truco, tocar violão, fazer festa. Mas é mais do que é isso. O principal papel do diretório, às vezes, não é percebido pelos estudantes. O DAECA representa os estudantes de economia, contábeis e atuariais perante os órgãos da faculdade, atuando junto à Direção, ao Conselho da Unidade, aos Departamentos e Comissões de Graduação na defesa do interesse estudantis. Toda vez que falta professor para alguma disciplina, faltam livros na biblioteca ou os alunos nos procuram com alguma reclamação, levamos o problema aos órgãos competentes.

Além disso, o DAECA oferece na sua loja mochilas, pastas, bolsas e adesivos dos três cursos representados e confecciona as carteiras de estudantes que garantem a meia passagem nos ônibus de Porto Alegre e descontos em eventos culturais. Também organiza eventos que auxiliam na formação dos estudantes, como palestras, viabiliza participação em encontros, sem falar nas tradicionais festas e happy-hour.

Os integrantes do DAECA são estudantes de economia, contábeis e atuariais eleitos diretamente por seus pares. A gestão tem duração de um ano e seus membros não são remunerados. Quem tiver interesse em conhecer ou participar do diretório, pode aparecer no DAECA e falar com qualquer membro.

Breve histórico do DAECA

O movimento estudantil na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS nasceu em 7 de setembro de 1910, quando vinte e nove alunos da Escola de Comércio reuniram-se e fundaram um grêmio estudantil, que é considerado o centro acadêmico de ciências econômicas mais antigo do Rio Grande do Sul.

O grêmio seria substituído mais tarde pelo Centro de Estudantes Universitários de Ciências Econômicas, que em 1946 lançou a Revista do CEUCE.

Com a autonomia da FCE do Faculdade de Direito, surge o DAECA. Em 1973, época em que chamava-se Diretório Acadêmico de Economia Contábeis e Administração, o DAECA chegou a ser fechado pela reitoria da Universidade e teve sua sede lacrada pelo Departamento de Ordem Política e Social. Em agosto de 1974, os estudantes conseguiram a reabertura do Diretório. Com a mudança do curso de administração para unidade autonomo, em 1996, o DAECA passa-se a chamar-se Diretório Acadêmico de Economia Contábeis e Atuariais. O DAECA, representando quase dois mil estudantes de três cursos é um dos maiores diretório da UFRGS em atividade.

Um dos momento em que o DAECA esteve ausente foi na primeira metade da década de 2000, mas a partir de 2005, um grupo de estudantes reestruturou a entidade, com revitalização do espaço, reedição do Jornaleco, realização de atividades acadêmicas, organização e participação em eventos dos cursos. Contrapondo a situação que apresentava-se no início dos anos 2000, no final da década o DAECA figura como um dos principais Diretórios da UFRGS.

Sub Pages List

Comments are closed.